terça-feira, 30 de julho de 2013

MENOS MÉDICOS, MAIS MORTES.

O programa marqueteito e falsário intitulado "Mais Médicos" produz as suas primeiras vítimas: Prefeitos inescrupulosos estão demitindo sem direitos e sem choro centenas de médicos de PSF/UBS do interior, médicos que foram "atraídos" pelas promessas de salários de "30 mil" (o mesmo que a mídia anuncia) e que agora, após se fixarem e criarem laços com a comunidade, são barbaramente expulsos da cidade pois o prefeito pilantra quer economizar e inscreveu a cidade do "Mais Médicos" para ter um ""médico de graça do Governo Federal", não importando sua qualificação.

O problema é que o "Mais Médicos" não vai atrair ninguém, só se inscreveram os reais interessados do programa, ou seja, brasileiros que fizeram medicina no exterior e não conseguem revalidar seus diplomas (muitos inclusive "companheiros" petistas indicados para a ELAM em Cuba) e no máximo alguns perdidos recém-formados, não chegará a 2.000 o número de médicos que de fato se apresentará nas cidades-destino, e a maioria com certeza escolherá capitais ou periferia.

Como são mais de 3500 municípios inscritos, não é difícil concluir que muitos prefeitos que demitiram médicos e já deixaram a população desassistida não irão conseguir repor esse profissional. Vão ter que chamar de volta os demitidos pagando 100% a mais ou vão ficar sem médicos.

Parabéns ao Sinistro da Morte, digo, Ministro da Saúde Alexandre Padilha e à Presidente Dilma (este blog não escreve Presidenta) por mais uma contribuição para matar brasileiros carentes que jamais conhecerão o luxo dos hospitais onde vossas excelências se internam quando passam mal.


2 comentários:

Expeditp disse...

Isso começou já a algum tempo.
A pouco tempo os prefeitos foram a Brasília e aí a coisa começou a mudar.

Recebi um telefonema de um colega que foi dispensado pela secretaria de saúde de uma cidade do interior.

Enfim, ele colocou a viola debaixo do braço e veio pra São Paulo capital afim de fazer cursos (USG e acupuntura) e ainda por cima ganhar mais do que ganhava.

Então por que não sair antes? Como já foi dito os laços com a população, rotina, vínculos com amigos...
Mas a dispensa o fez pensar melhor e com certeza terá melhores oportunidades aqui.

Começou com um... depois outro... e mais outro... Logo a cada semana liga alguém pra saber de vagas... locais bons pra fazer cursos etc etc etc

Isso antes dos "Mais Médicos"; agora o negócio está feio. Todo dia alguém liga e conversa comigo; indicado por alguém que veio e já começou a trabalhar aqui.

Ou seja, efetivamente houve uma grande piora no interior de são paulo e mais especialistas ainda vindo pra capital.

Em vários casos não houve nem tempo de conversar, ou melhor, pelo menos definir uma data para o médico ser dispensado.

Avisavam no início do mês; cumpria-se o aviso prévio e um abraço.

Hoje vejo que há ainda mais preconceito em ir para o interior e se estabelecer.
Ganha-se menos, não há referencia, não há exames, não há especialistas, não há centros cirúrgicos; tudo tem de ser referenciado para a capital.

Aqui em São Paulo no HC, nas O.S. Santa Marcelina, Einstein é comum vc ver na ficha do paciente que vai ser submetido a exame ou procedimento de média ou alta complexidade que ele não mora aqui mas sim no interior; e mesmo até outros estados.

Quantas vezes atendendo crianças no consultório que vinha com gráfico de crescimento inadequado; que já tinha revirada pelo avesso.. ligava para o colega geneticista (via SUS) e conseguia agendamento e determinar exatamente qual a síndrome da criança.

Ou seja vc consegue trabalhar, diagnosticar e quando necessário acessar níveis maiores de complexidade mais rápido.


Mais uma vez vemos o Brasil afundar; pra depois alguém querer resgatar e dizer tudo que o perito.med já antecipou.

E a imprensa... acessem qualquer (eu disse qualquer) matéria da folha de sao paulo. Na versão para desktop há um banner do "Mais Médicos" fazendo propaganda já faz um mês.

Enfim,mesmo não sendo político: eu, meus pacientes, minha família estão sendo bem atendidos e com bons médicos (colegas) a disposição.

E o restante da população? E lá no interior onde o médico foi mandado embora?

Que Deus tenha piedade das suas almas.


Quanto aos estrangeiros no "mais Médicos"?

Tenho pena. Sim de verdade. São escravos. E estarão na mão do gestor.
Assim o gestor tem seu carimbo com CRM na coleira.

Diz o gestor impiedoso: Ah... não quer trabalhar assim? Volta pro seu país.
Mas antes devolva o que lhe pagamos para vc se mudar pra cá.

Assim a única diferença entre uma garota que vai traficada para Espanha se prostituir versus o médico espanhol (ou cubano) que vem trabalhar aqui é a seguinte: a garota vai ser prostituída mas foi enganada... já o colega estrangeiro irá prostituir-se profissionalmente mas sabe exatamente o que está fazendo.

Quando começar a choradeira dos estrangeiros com o CRM em cima querendo sangue e os gestores do outro lado querendo a medula óssea do médico; estarei aqui tomando uma agua de côco.






Regi disse...

recebi por email e achei interessante:


VOCÊ SABIA:

1 - QUE MÉDICOS BRASILEIROS INSTALADOS A ALGUNS ANOS NO INTERIOR DO BRASIL, MAS QUE NÃO TEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO FIRMADO COM AS PREFEITURAS DO INTERIOR, ESTÃO SENDO DISPENSADOS SEM NENHUM DIREITO TRABALHISTA;


2 - QUE OS MÉDICOS ESTRANGEIROS( LEIA-SE CUBANOS E OS QUE TENTARAM VESTIBULARNO BRASIL MAS NÃO FORAM APROVADOS DEVIDO AS BAIXAS NOTAS QUE OBTIVERAM NO CONCURSO)RECEBERÃO EM SEUS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO O VALOR DE 12 MIL DÓLARES, SENDO 5 MIL DÓLARES (APROXIMADAMENTE 10 MIL REAIS) ENTREGUES AO MÉDICO E O RESTANTE ( AO GOVERNO DE ORIGEM);


3 - QUE O GOVERNO AO LANÇAR O PROGRAMA MAIS MÉDICOS NÃO VISA MELORAR O ATENDIMENTO AO PÚBLICO CARENTE MAS SIM CRIAR UMA "FRENTE DE POLITIZAÇÃO" FAVORECENDO AOS INTERESSES ELEITORAIS DO PT DE DILMA ASSIM COMO PIORAR O ÍTEM 1 (ACIMA) E CRIAR VÍNCULO DE DEPENDÊNCIA ENTRE OS PREFEITOS(QUE ENTÃO NÃO PRECISARÃO PAGAR AOS MÉDICOS DO PROGRAMA QUE SERÃO LOTADOS NESTES MUNICÍPIOS) E O GOVERNO PT POIS, NÃO HAVENDO APOIO DO PREFEITO AO GOVERNO ESTES MUNICÍPIOS PERDERÃO TAIS MÉDICOS ESTRANGEIROS;


4 - QUE TAI MÉDICO ESTRANGEIROS NÃO PASSAM NO REVALIDA POIS SUA FORMAÇÃO NÃO É ACADEMICA E CORRESONDE A APROXIMADAMENTE A 2 ANOS DE UM CURSO DE ENFERMAGEM NO BRASIL.