sexta-feira, 26 de julho de 2013

GESTÃO INCOMPETENTE, SOLUÇÕES IDIOTAS.

Chega a dar nos "nervos" ler as propostas anunciadas pelo INSS para resolver o "problema das filas" da perícia médica, problema esse gerado por uma gestão incompetente que é despreparada para lidar com benefícios por incapacidade por doença e que se escora em dados superficiais e índices manipuláveis para dizer que tem controle de algo que na verdade é cego para eles.

Bastaria cumprir a lei escrita e livraríamos 60% do agendamento com ampla resolução do estoque de requerimentos atuais em menos de 6 meses.

Mas o desconhecimento da lei pelos próprios gestores aliados à ampla corrupção endêmica institucional (decacampeão de corrupção, mais de 550 operações da Força Tática Especial em 10 anos, etc) e à incrível incapacidade de organização da autarquia, que disfarça isso sob o "manto do social" (também usado para encobrir corrupção) faz com que mesmo tendo a capacidade de resolver o problema o INSS amarga filas para 2014 e dezenas de ACP que desmontam o sistema, deixando a Justiça e o MPF comandarem o INSS de fora para dentro.

Dentre as últimas pífias tentativas de resolver o problema encontramos as terceirizações de 2001, 2010 e 2013, o memorando 42, que fez o TMEA-PM explodir em 2009 (revertido esse ano após intensa campanha deste blog), o "novo modelo de Hauschild" que jamais saiu do papel e o "novo modelo de Carneiro". Em comum a todos esses modelos, a inconstitucionalidade, o brutal aumento de custos de servidores necessários para operacionalizar, o aumento de processos internos e outros graves erros gerenciais e, principalmente, a tentativa de fazer perícia sem perito.

Agora o presidente Lindolfo atropela seu próprio DIRSAT e anuncia um projeto de lei para enterrar de vez a carreira de peritos e permitir que médicos do SUS e de empresas "conveniadas" façam as perícias. Aparte para comentar que essa proposta é vetoralmente OPOSTA ao modelo que o seu Diretor de Saúde do Trabalhador está defendendo e gastando dinheiro viajando país afora para defender, somente leigos para propor isso pois é proibido ao médico assistente ser perito de seu próprio paciente e os médicos "conveniados" já deram mostra do que são capazes, em 2006 entregaram ao INSS 13 bilhões de reais em auxílio-doenças concedidos ao ano (era 1 bilhão antes), filas de 180 dias (era 90 antes) e todos com DCB em 19/02/2006, em retaliação ao fim da terceirização, o que causou grandes transtornos ao INSS e aos segurados na época, perguntem ao ex-Presidente Valdir Simão.

O SUS não dá conta sequer de fazer o que lhe é devido, ainda mais absorver a demanda do INSS. Já tem parecer do CNS e do MS contrários a esse "empurraterapia" que o INSS quer fazer. Terceirizados não aceitarão trabalhar a não ser a altos preços e irão gerar milhões de entradas indevidas no sistema, como vimos no passado recente.

Chega a chocar ver o INSS gastar dinheiro para defender uma proposta de perícia "multiprofissional" e ao mesmo tempo o Presidente do INSS anunciar um outro projeto totalmente diferente ancorado no credenciamento e em reconhecimento de atestados do SUS. São modelos incompatíveis, qual é afinal de contas o modelo que o INSS defende? Esse curto-circuito eterno mostra que não estamos exagerando ao chamar a gestão do INSS de incompetente.

Todas as propostas da gestão do INSS para resolver a questão da perícia médica são ilegais, inconstitucionais, irracionais, irresponsáveis e impossíveis, por fim, de serem concretizadas.

Enquanto isso a carreira dos peritos autárquicos está a compasso de espera por algum estímulo há mais de 5 anos, desgastada e morrendo aos poucos, nessa que é talvez a maior das irresponsabilidades do INSS: Jogar no lixo milhões de reais e horas-trabalho gastas para treinar 5.000 peritos que após 5-10 anos, no auge de sua capacidade produtiva, estão sendo estimulados a abandonar o INSS e com ele levam todo o conhecimento e práxis acumuladas. Nenhum dinheiro repõe um talento perdido que não foi usado para disseminar o conhecimento adquirido.

O governo Dilma, que agora apenas sobrevive até 2014, se esmerou em lutar contra a meritocracia, combater o estudo, hostilizar o intelectual (taxando-o de "elitista") e combater as boas práticas de gestão. Colhe o que plantou, sendo o governo mais hostilizado da história democrática desse país.

Aos peritos, resta submergir, hibernar, e esperar o longo inverno até que algum dia ressurja o Sol que uma vez brilhou, se sobrevivermos até lá.

5 comentários:

Fernando Antônio disse...

As perícias fora do INSS serão realizadas por médico do trabalho das empresas e médicos do trabalho do SUS de centros municipais e estaduais de saúde do trabalhador com CIDs escolhidos e por até 4 meses de B31/91 inicial.

Abre risco de fraudes e agressões contra os médicos do trabalho das empresas e contra os médicos do trabalho do SUS.

MAURICIO disse...

É por isso que temos 45 pedidos de exoneração voluntária somente neste mês. Sem contar aposentadorias.
Nenhuma outra carreira federal de nível superior tem uma marca de abandono tão negativa como esta.
Depois vão repetir a ladainha do SUS de que faltam médicos.
Grande piada.
Falta estímulo, condições, respeito e salário digno.
Se 45 juízes ou promotores pedissem exoneração em um único mês a imprensa falaria sobre isto durante um bom tempo e clamaria por soluções .....

Regi disse...

Vendo as ações de Dilma, Lula e Padilha,e seus amiguinhos do STF (sempre no intuito de prejudicar os médicos, é Hora da perícia se "enfronhar" com os partidos da Oposição para traçar planos na SAIDA de Dilma em 2014 - ou alguém tem dúvida que se todos os médicos deste Brasil se juntarem não invertemos este jogo ?

Interessante é que a nossa classe (médica) é a única que ao fazer Greve, volta a trabalhar com o "rabo entre as perna" ao receber ordem de manter o atendimento ???

Outras classes não voltam mesmo com ordem judicial, conseguem o que querem e ainda só acabam com a greve se não houver desconto nos dias parados (mas é claro que a mídia não mostra isso para "não pegar".

Regi disse...

Já disse algumas vezes neste Blog que é preciso "queimar para renascer"(algo parecido com uma ave muito conhecida), quero dizer então: deixemos o Governo criar um déficit enorme com essas ideias que "NÃO SÃO IDIOTAS nem MALUCAS", são feitas de propósito para empurrar "com a barriga" e ao mesmo tempo retirar o Mister das mãos dos Peritos da Autarquia !

PORTANTO: AGUENTEMOS tal situação, não vamos abandonar a carreira(é isso que eles realmente querem para acabar com a carreira - que nós peçamos o boné;
Que Os Benefícios sejam dados ã todos como o Governo quer !

ESSE GOVERNO JÁ PERDEU ATÉ O BONÉ PARA 2014.

angelina disse...

Com a diferenca de que na hora de sentar de novo para consertar as coisas...os que permanecerem nao aceitarão nada menos que tudo...