quarta-feira, 4 de julho de 2012

ARTIGO RECOMENDADO


INDENIZOFILIA NAS PERÍCIAS MÉDICAS: SINISTROSE-SIMULAÇÃO
Jose Hamilton do AMARAL
1
Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente

RESUMO: O presente artigo analisa a indenizofilia, patologia também conhecida, entre Outras nomenclaturas, como neurose de renda e nevrose de l' assurance. Evidencia-se um padrão verificável do comportamento dos periciados, identificando características de seu quadro poliqueixoso. Por fim, discute-se sua particularidade, diferenciando-a da simulação e da sinistrose.


2 comentários:

Snowden disse...

Ta doente só na PERICiA agOra pra dirigir, viajar, passear, tomar cachaça tá tudo bem!
Por isso que sempre houve o pleito de se criar a carreira de Investigadores no âmbito da previdência!

Eduardo Henrique Almeida disse...

"O indenizofílico não apenas acredita nos seus males, mas na verdade sentem o que referem sentir, estão absolutamente convencidos de que possuem patologias geradoras de "direitos", "renda", nunca aceitam qualquer tentativa de fazê-los ver o aspecto psicossomático do seu quadro.
Possuem um perfil que comporta aspectos seguramente homogêneos, de elevada freqüência entre os requerentes, especialmente contra a Previdência Social.
A expressão Indenizofilia decorre da sublimação do "direito" à indenização, ao ressarcimento, de uma renda "merecida".
As afirmativas de que jamais voltarão a ter condições para qualquer trabalho são frequentes, como o é, a reação contraria a qualquer sugestão de readaptação profissional. Diante desta, reagem como "agredidos".
O perfil vitimológico pode ser verificado, eis que vários aspectos da Indenizofilia se superpõem aos fundamentos da personalidade vitimal.
A expressão e comunicação é poliqueixosa, sendo frequentes referências a humilhações, episódios constrangedores, se referindo à perícia médica, ao atendimento institucional, fixando como verdade absoluta a sua própria, e a dos médicos assistentes, sempre atentos a valorização das queixas.