domingo, 23 de outubro de 2011

Os Mutirões estão associados às Fraudes no INSS?

Fato curioso nas análises das Operações CID-F e Van Gogh da Polícia Federal é que as localidades das mesmas estiveram ligadas poucos meses antes à realização de ciclo de mutirões a fim de "reduzir" o Tempo Médio de Espera da Perícia Médica. É sabido que no começo de 2011 ambos os locais (Maceió e Passo Fundo) realizavam ciclos de "Perícias de Mutirão" para ajudar na "Missão Institucional" e com o espírito de "Alma Servidora". Claro, tudo com apoio dos Gestores de alto escalão do INSS que inclusive apontaram que o tal Mutirão seria uma das soluções para o problema da "Fila".

No caso de Maceió nenhuma surpresa já que, se houvesse um campeonato, a capital das Alagoas poderia facilmente obter o título de "Gerência Executiva do Mutirão". Inclusive com casos, relatados na própria mídia do INSS, em que se aposentavam segurados por invalidez sem comparecimento presencial.
"Na ocasião, os médicos homologaram os processos daqueles segurados que receben auxílio doença e não tem condições de retornar a atividade. O trabalho foi realizado sem a presença dos segurados, apenas com a análise dos antecedentes e laudos médicos contidos no processo..." (click)
O que muita gente não sabia, porém que os Ciclos de Mutirões, na mesma época, foram também realizados em Passo Fundo-RS. Alguma relação? Não sei, mas a Polícia Federal parece que já esta montando um Perfil Gerencial de Crimes em Auxílio-Doença. Confira:

PASSO FUNDO (Janeiro de 2011)
Mutirão do INSS atende 108 pessoas

A atividade aconteceu nesse sábado. Mais três mutirões devem acontecer até o final de fevereiro
http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/11980

2 comentários:

Paulo Taveira disse...

Excelente sacada! Quanto mais compromisso com filas menor o compromisso com avaliação adequada. E mais fácil a fraude!

Eduardo Henrique Almeida disse...

Mutirões, filas, desloca servidor pra cá e pra lá. Essa é a roda do poder atrelada ao dindim das diárias. Quando acabamos com a fila em 2006, teve muita gente sem chão...