quinta-feira, 30 de junho de 2011

Previdência revela crescimento de 14% nos benefícios por auxílio-doença

29/06/2011


Após apresentar seguidas quedas, o número de benefícios pagos pela Previdência Social aos trabalhadores afastados por doença voltou a crescer. Enquanto no fim de 2009 e início de 2010 eram cerca de 1,2 milhão ao mês, entre novembro de 2010 a abril de 2011, último mês disponível para consulta, a média de benefícios subiu para 1, 4 milhão.

Em abril deste ano foram 1.226.426 casos de auxílio-doença previdenciário e 178.876 de auxílio-doença por acidente de trabalho. "Muitos casos que tiveram como causa o trabalho acabam sendo subnotificados por não haver a emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)", explica Walcir Previtale Bruno, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Para a médica Maria Maeno, pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) - instituição ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego e voltada para o estudo das condições dos ambientes laborais -, não se pode focar somente os gastos da Previdência Social no pagamento dos benefícios por incapacidade, sem analisar os motivos para o aumento de concessão.

Ela exemplifica: se as perícias médicas têm concedido benefícios acidentários e não-acidentários de forma justa e adequadas à devida recuperação do segurado; se há aumento real de acidentes e doenças do trabalho e se eles estão gerando incapacidades na população, se a reinserção dos segurados no trabalho tem ocorrido de forma satisfatória e se as empresas têm emitido CAT. "Infelizmente temos várias evidências de que o INSS não monitora esses itens de forma adequada."

A pesquisadora acredita que entre os segurados mais afetados estão os trabalhadores das instituições financeiras. "Entre os bancários, as principais causas de afastamento do trabalho continuam sendo as afecções musculoesqueléticas e transtornos mentais relacionados ao trabalho."

Fonte: Seeb São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

E viva a farra do credenciamento de peritos em 2010/2011. Só o INSS para se superar no retorno ao vômito tardiamente, ninguém mais...

Parabéns ao INSS pela excelente "gestão" enfim, só um "gênio" como o Sr Gabas para produzir algo assim, a ferro e fogo. Enxugar gelo, sempre...

Penso que o INSS deveria fazer um brevíssimo retrospecto do início do século, quando milhares de credenciados produziram a "distribuição" de bilhões de reais em benefícios, um escandâlo!

BRASIL - UM PAÍS COM BENEFÍCIOS PARA TODOS!

INSS - excelência em INDIgestão!