sexta-feira, 4 de abril de 2014

EDITORIAL: REI MORTO, RAINHA POSTA. OU NÃO?

Benedito Brunca capitula e aceita humilhação de sair da DIRBEN para cargo insignificante no MPS sendo substituído pela favorita do presidente Lindolfo.
______________________________________________________________

Choro e soluço de norte a sul do Brasil entre os fãs de Benedito Brunca, então idolatrado diretor da DIRBEN, diante de sua capitulação consumada hoje com a publicação no DOU de sua exoneração da DIRBEN e posse na SPPS/MPS, onde não fará absolutamente nada e será apenas mais um aspone do Ministro.

Brunca na verdade nem lutou. Abandonou suas hostes e deixou seus afilhados de uma década de DIRBEN a ver navios e aceitou o acordo de ir para a SPPS e ficar de bico calado, podendo assim manter seu DAS 6, seu apartamento funcional, seu celular, motorista dentre outros luxos. Brunca abandonou aliados, desistiu da luta e aceitou humilhação de cargo secundário para não perder privilégios.

Com isso, Brunca condenou seus afilhados à própria sorte. Que se prepare, os tempos de idolatria já começaram a ir embora. Nas próximas semanas ainda teremos visitas, telefonemas amigos, convites para sair. Eles irão escasseando nas semanas subsequentes e a partir de dois meses lhe restará apenas a mesa e cadeira da sala onde foi jogado. 

As fotos com Brunca, antes símbolo de poder e status entre os técnicos administrativos, agora viraram maldição e já estão sendo escondidas nas gavetas, levadas para as respectivas casas ou destruídas. Traídos pela rápida capitulação, servidores administrativos que preparavam abaixo-assinados e manifestações resolveram se recolher. Amanhã o discurso já será o de que Brunca não era tão bom assim e semana que vem será que Brunca era um horror e mês que vem será "Brunca, que Brunca?".

A caixa de email de Brunca sofrerá substancial esvaziamento e os telefonemas ficarão mais raros. A Brunca, restará o prazer de comandar as reuniões com Maria Maeno e Sérgio Carneiro.

Para os peritos, em geral, nada muda, e nem mudará, enquanto a  DIRBEN continuar a se meter no auxílio-doença e nos fluxos de atendimento dos benefícios por incapacidade.

Muitos estranharam a postura deste blog, alguns entenderam até que estávamos nos "solidarizando" com um inimigo declarado da perícia. Nada disso. Fizemos questão de enfatizar a sordidez da trama e a forma grotesca como o INSS tratou a questão pois o que fizeram com Brunca fazem com os peritos o tempo todo. Quantas vezes vi colegas que se dedicavam com paixão a esse trabalho, capazes e competentes, tendo que se exonerar. Sempre dissemos que o INSS paga com traição a quem sempre lhe dá a mão, isso vale pros peritos e até mesmo para Brunca. E outra: Um furaço desses que abalou os alicerces do INSS, jamais deixaríamos passar.

Porém este blog acha que os servidores estão sendo precipitados em abandonar o mestre. Temos a plena certeza que Brunca aceitou o emprego na SPPS e prometeu ficar de bico calado a Lindolfo mas na verdade ele fará da SPPS um "QG" para retornar ao INSS, triunfante. Não temos a menor dúvida que servidores leais e chaves já foram acionados e farão as vezes de informantes, que ele continuará a influenciar e rivalizar com a sua sucessora, Cinara.  

Sabemos que a pelo menos um servidor da DIRBEN Brunca confessou que "voltará em breve". Brunca já foi exonerado da DIRBEN uma vez, isso se deu em 2004. Um ano depois, reassumiu. Será que ele consegue de novo?

Que felicidade, quantos sorrisos, heim Brunca?

Nenhum comentário: