segunda-feira, 7 de abril de 2014

COMO PERDER A LIDERANÇA? APRENDA COM A COMANDANTE GOLGATO.

Do site do Sinsprev-SP
07/04/2014 às 20:02:29
Campinas
Servidores da GEX protestam em visita da superintendente e do diretor de Atendimento


A Delegacia Regional do Sinsprev/SP em Campinas, juntamente com uma comissão de servidores da GEX Campinas, organizaram na última quinta-feira, dia 3 abril de 2014, um protesto contra a tentativa, por parte da Superintendência do INSS em SP (SR1), de ampliar o número de vagas de agendamento de serviços.

A superintendente, Dulcina de Fátima Golgato Aguiar, e o diretor de Atendimento, Ricardo Ferro, convocaram gerentes das APSs Pedreira, Campinas Carlos Gomes, Campinas (centro), Campinas Amoreiras para uma reunião na GEX Campinas. Os servidores organizaram uma comissão e, juntamente com representantes da Regional do Sinsprev/SP, solicitaram à superintendente a participação na reunião, uma vez que o INSS prega que todas as metas de atendimento são discutidas e construídas coletivamente pelas agências. Porém, a realidade é muito diferente do discurso oficial, pois a superintendente impediu que os servidores participassem da reunião, onde poderiam levar relatos e debater as condições de trabalho as quais estão submetidos. A superintendente chegou a sugerir que permitiria apenas a participação de servidores não sindicalizados, proposta essa que não foi aceita pelos servidores. Mais uma vez, comprova-se que o discurso da construção das metas de forma democrática é uma mera falácia, pois quando é objetivo da instituição preservar apenas os seus interesses, não existe nenhuma preocupação com a sobrecarga de trabalho e adoecimento dos seus servidores.

Mesmo com a recusa da Administração do INSS para que os servidores participassem da reunião, foi colocado para a superintendente a situação de estresse, sobrecarga e adoecimento dos servidores nos locais de trabalho e que sem a realização de concurso público e contratação de funcionários seria impossível qualquer aumento no número de agendamentos.

A comissão de servidores convidou a superintendente para que fosse até a APS e atendesse alguns segurados para se familiarizar com o rimo de trabalho nas Agências. Surpreendida, a superintendente mostrou-se ofendida com o convite dos servidores e, inclusive, esboçou um sorriso de escárnio com a proposta. Tal atitude provocou indignação nos servidores cujo trabalho é de extrema importância para a sociedade, atendendo todos os dias milhares de cidadãos, trabalho esse negligenciado e desvalorizado pelos gestores do INSS.

Os servidores da GEX Campinas produziram um documento (leia o documento aqui), que foi protocolado junto a Ricardo Ferro, expressando o descontentamento com a imposição de metas abusivas e questionando o atual modelo de gestão do INSS que tem foco apenas nas metas, abandonando os trabalhadores do Instituto à própria sorte. Além disso, foi definido que se houver aumento do número de agendamentos, não será possível atender a demanda não agendada, criando sérios prejuízos aos segurados que comparecem ao INSS em busca de informações.

Nenhum comentário: