sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CASO CRATEÚS GEX SOBRAL - SEQUESTRO TERIA SIDO ARMAÇÃO PARA ESCONDER FRACASSO GERENCIAL?

Este blog publicou em furo nacional de reportagem a invasão à APS Crateús-CE com sequestro de servidores e do próprio gerente executivo e depois a denúncia do "ESQUEMA CARACÚ" proposto pelos gestores locais, onde eles entravam com a CARA e estavam forçando os peritos a entrar com o resto, querendo fazer bonito com o lombo dos médicos (em um caso clássico de afetividade heterossomática, ou seja, a pessoa que adora oferecer o lombo mas só o lombo dos outros).

Desde então dezenas de relatos vem chegando a este site. A maioria confirma a denúncia do esquema caracu e se mostram revoltados com a covardia do gerente.

Alguns relatos dizem que o email ameaçador não foi assinado pelo superintendente regional mas teria partido  dos emails corporativos da SR IV.

Porém uma mensagem chamou a atenção pela riqueza de detalhes e lançou uma polêmica no ar: O sequestro poderia ter sido uma invenção do Gerente Executivo.

Vamos ao relato, também modificado para proteger o sigilo do autor:

"Prezados colegas do Blog Perito.Med
Antes de mais nada parabéns pela cobertura que estão dando ao caso da APS-Crateús.
É revoltante receber comunicado no email institucional do Gerente-Executivo de Sobral declarando ter sido feito refém, ao mesmo tempo em que busca sensibilizar os Peritos-Médicos a se exporem ao mesmo risco. Denuncia crime no email institucional, porém não faz a devida denúncia na PF ou no MPF e ainda tenta uma solução por “jeitinho”. Enquanto Peritos-Médicos, somos técnicos, e não políticos.
Permitam-me ainda um esclarecimento:
É o próprio Gerente-Executivo quem anda espalhando aos quatro ventos que foi feito refém. Os Peritos-Médicos e os servidores da APS-Crateús em momento algum foram intimidados ou maltratados pelos manifestantes da FETRAECE.
Os trabalhadores rurais estavam organizados e reclamavam por justa razão, uma vez que cansaram de ouvir do INSS que a situação de nossa região é insolúvel, que “...não tem o que fazer...”.
A Gerência Executiva de Sobral tem sido avisada repetidamente nos último quatro meses da situação insustentável de escassez de Peritos-Médicos em Crateús e Tauá pela atual Gestora da APS-Crateús e pelos dois gestores anteriores e esses avisos forma sumariamente ignorados.

O que ninguém lembra de noticiar é que o estopim dessa problemática não é a APS-Crateús, que foi invadida, mas sim a APS-Tauá.
A APS-Tauá foi a PRIMEIRA AGÊNCIA DO PEX (plano de expansão do INSS) A SER INAUGURADA NO BRASIL.
Foi inaugurada pelo Ex-Ministro da Previdência, atualmente Senador da República Pimentel, com a promessa que viria a resolver os problemas da região, atendendo aos municípios de Tauá, Parambú, Arneiroz e Quiterianópolis, DESAFOGANDO (pasmem) A JÁ TÃO SOBRECARREGADA APS CRATEÚS!
Ocorre que a APS-Tauá nunca funcionou. Nunca teve número suficiente de servidores e passou a maior parte de sua existência SEM PERITO-MÉDICO. Sempre foi uma APS cosmética, onde o segurado fazia habilitação do seu benefício, obtinha com máximo zelo toda e qualquer informação, para ser então DEVIDAMENTE ENCAMINHADO PARA APS-CRATEÚS PARA FAZER A PERÍCIA-MÉDICA.
É isso amigos, que gera tanta revolta na população: essas pessoas são pobres e a elas foi feita uma clara promessa de melhoria de vida e cidadania, mas que na realidade é uma mentira, pois esses cidadãos continuam a ter que se deslocarem no mínimo 161km (distância entre Crateús e Tauá), sem a menor infra-estrutura de transportes intermunicipais, pendurados em paus-de-arara, para poderem ser submetidos a uma perícia-médica.

O INSS sempre soube disso, sempre mascarou a situação e sempre disse salmodiadamente que “...não tem o que fazer...”.Se formos ver os índices do www-sala referentes a APS-Tauá, verificamos que estão todos verdes ou azuis. Ou seja, “no papel”, oficialmente, a APS-Tauá está ótima e é uma das melhores APS do Brasil.
A Gerência Executiva de Sobral tem modus operandi de perseguir índices-fantasma às expensas de deslocamento irracional de Peritos-Médicos de uma cidade para outra. A APS-Crateús estava bem, com atendimento em torno de cinco dias, até que foi outorgado deslocamento dos Peritos-Médicos da APS-Crateús para a APS-Tauá, meses atrás, pela Gerência Executiva de Sobral. O Gerente da APS-Crateús na época, hoje removido para outro estado, alertou a GEXSOB que tal atitude não iria resolver o problema da APS-Tauá e ainda iria “afundar” a APS-Crateús. Essa observação sensata de um Gestor de APS competente foi simplesmente ignorada pela GEXSOB e pela SR IV.
Com os índices verdes de azuis, mantidos às expensas de um deslocamento insano de Peritos-Médicos, a Gerência de Sobral passa como uma Gerência Eficiente, e destarte não é contemplada com vagas de concurso para Peritos-Médicos pelo MPOG, que as destina para outras gerências cujos índices estão vermelhos. É a perseguição de metas-fantasma, esquecendo que os índices em verdade servem para promover planejamento em nível central.
Até os Médicos da SST/GEXSOB são deslocados para fazer perícias médicas em APS sem perito e É ESSE O VERDADEIRO PROBLEMA AINDA NÃO RELATADO E PARA ISSO GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS AMIGOS DO BLOG (é na verdade esse o motivo maior desse email).
A Gerência de Sobral tem inaugurado várias APS pelo plano de expansão (PEX) do INSS e fica claro até para um leigo que são projetos feitos sem qualquer estudo sério de demanda ou logística (análises custo/efetividade).
Salvo engano de minha parte, além da APS-Tauá, já foram inauguradas as APS de Marco, Forquilha, Santana do Acaraú, Cariré e Irauçuba. Também já estão construídas, aguardando inauguração as APS de Amontada, Nova Russas e Tamboril.
O fato é que, salvo engano de minha parte, a GEXSOB tem atualmente 28 APS e terá 32, após a inauguração de todas as agências do PEX, MAS CONTA AUTALMENTE COM SOMENTE 19 PERITOS-MÉDICOS EM ATIVIDADE. Onde está a lógica dessa gestão?
Os colegas servidores relatam que na APS-Cariré simplesmente não há demanda. Não tem o que fazer. Os servidores ficam aguardando alguém entrar!
Qual a lógica construir uma APS em Forquilha (dista 16,8km ou 20 minutos de Sobral) e outra em Santana do Acaraú (dista 40,4km ou 41mim de Sobral), ao invés de fazer uma segunda APS em Sobral, uma vez que a única APS de Sobral vive lotada com a fila a perder de vista?
São cidades pequenas, SEM DEMANDA E SEM PERITO-MÉDICO!
Qual foi o critério para o planejamento dessas APS, foi um critério técnico ou um critério político?
ESSAS NOVAS APS SERÃO OUTRAS APS-TAUÁ, QUE SERÃO REDUZIDAS A MEROS POSTOS DE INFORMAÇÃO, SEM SERVIDORES, SEM PERITOS-MÉDICOS, DONDE A POPULAÇÃO VAI CONTINUAR A SE DESLOCAR PARA OS MUNICÍPIOS VIZINHOS A FIM DE CONSEGUIR UMA PERÍCIA-MÉDICA."


O relato acima é assustador e mostra uma improbidade com recursos públicos gastos de maneira desordenada e sem planejamento que são a síntese do INSS e dos motivos de suas deficiências.

Apenas fazendo um aparte, temos sim relatos de servidores confirmando que por determinado período foram "encarceirados" dentro da APS Crateús. 

Mas não me surpreenderia se isso não fosse na verdade uma tabelinha entre gerentes e sindicatos "companheiros" justamente para criar um mecanismo facilitador da remoção por ofício de médicos para resolver os problemas criados pela má gestão local.

Esse caso ainda rende e o gerente de Sobral ainda tem muito, muito o que explicar.

Em tempo, de fato o próprio SST de Sobral foi impedido de participar da reunião técnica em Brasília com os SST de todo o país pois por ordem do Gerente "sequestrado" teve que ir para Crateús fazer perícias nessa semana.

Ah, o INSS está vendendo o incidente como um "sucesso" de gestão anunciando que vai deslocar 4 peritos para "resolver o problema do represamento", até a assessoria de notícias oficial do INSS (ANMP) está publicando isso, mostrando que agora também presta serviços para a CUT.

Um comentário:

Snowden disse...

Tem hora que acho que vocês não são brasileiros...
- Faz o seguinte, entra na Licitação dessas Construções e vê quem ganhou e qual o custo...
- Depois você entra no site do TSE, vê os políticos da Região e faz uma busca das doações, colocando-se o CNPJ da Vencedora via ( Ctrl + F no Navegador)...Aqui é Brasil, país piada! País "Enrolation"...Essa dá um trabalhinho mas acredito que vocês são capazes!
- Depois você entra no site do Transparência Brasil e coloca o CNPJ da Vencedora...
- Depois reflita por que será que não se contrata pessoal, que não se investe em Recursos Humanos? ( essa é de fácil conclusão hein?!)...