quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ROTINA DO ABSURDO SEM FIM: AGRESSÃO BRUTAL NA APS BI SÃO PAULO E A CHEFIA SILENCIA E PASSA A MÃO NA CABEÇA DO AGRESSOR

Semana passada um perito da APS BI SP foi covardemente agredido ao sair da APS no fim do expediente por um cidadão jovem afastado há mais de 4 anos por lombalgia que ele alegava ainda existir. 

O perito sequer era o responsável pelo atendimento. Aliás nem teve atendimento. Como houve atraso, ele não foi atendido pela perícia médica. Criou um barraco na APS ofendendo pesadamente administrativos (isso porque estava incapaz por forte lombalgia) e o colega, que não era o titular da agenda,  foi lá pois o barulho o estava incomodando e também para ajudar o colega administrativo. 

Eis que ficou surpreso que ninguém fez nada para deter a violência verbal e, pior, os próprios administrativos vítimas da ofensa tentaram contemporizar dizendo que ele era "doentinho, coitadinho". Nada foi feito, o criminoso fez o que quis na agência e mesmo ameaçando a todos foi gentilmente remarcado pela chefe do momento e sequer foi conduzido à saída da APS pela segurança foi. No fim, ameaçou o médico.

Mas o pior estava por vir. Tempos depois, quando o perito saiu da agência, foi interceptado e agredido com brutalidade. Os seguranças não o acudiram, mesmo estando a poucos passos do portão da APS, pois alegaram que a agressão ocorreu "fora da APS". Após espancar à vontade o perito, saiu correndo e somente ai os seguranças correram para o acudir (mas não era externo?). Ninguém perseguiu o meliante.

Porém o pior estava por vir. O agressor compareceu no dia seguinte, quando ainda existia o flagrante, ninguém informou aos peritos que o cara havia agredido o colega poucas horas antes, mesmo a administração tendo ciência dos fatos e só durante a habilitação é que os colegas foram avisados do que havia ocorrido. O próprio perito agredido não teve tempo de avisar, pois passou a noite na polícia e no IML e só mandou email para o SST. 

Nenhum dos procedimentos que a casa determina em casos de agressão foram feitos nem na hora pela chefe substituta e nem depois, só sendo disparados após a revolta dos peritos da BI com a ciência do ocorrido. Detalhe, mesmo ainda sendo flagrante, ele foi atendido pelo administrativo e não foi acionada polícia.

O colega foi corajoso fez todo o trâmite legal necessário, está afastado e o criminoso será devidamente processado. O INSS também será acionado pela omissão e improbidade dos atos narrados. A gerência foi avisada e medidas estão sendo tomadas para requalificar a segurança e os procedimentos. Os peritos tomaram medidas que serão narradas em tópico acima.

As câmeras da APS filmaram tudo inclusive a agressão externa, onde fica constatado que o meliante ficou de tocaia por quase meia hora e sabia o horário que o colega iria deixar a APS. A pergunta que fica então é: De tantas portas possíveis para se deixar a agência, como que o meliante sabia onde esperar e a hora que o colega iria deixar a APS? Quem avisou a ele? 

No vídeo fica claro que a lombalgia crônica era uma mentira pois quem sofre disso não consegue dar a "voadora no peito" que ele deu no perito muito menos o resto.

Abaixo cópia do B.O. feita na PF, com a preservação da identidade dos envolvidos, inclusive a do meliante, que responderá por todos os seus atos.




3 comentários:

Paulo Taveira disse...

Absurdo! absurdamente corriqueiro! isto fica cada vez melhor!

fernando luiz borges disse...

Não vou entrar no merito da incapacidade u não pois não quero ser injusto mas a julgar pela noticia de que "DEU UMA TESOURA VOADORA NO COLEGA PMP, TUDO INDICA QUE NÃO EXISTE INCAPACIDADE E O CIDADÃO VIOLENTO VEM LEVANDO A PERICIA DO INSS COM A BARRIGA ACERCA DE 4 ANOS !!! Aqui, pausa : também não sabemos dos detalhes, decisaõ judicial ou não, se não é este caso então alguns colegas comeram bola, o que não é dificil com as 1000 artimanhas que os segurados estao imbuidos, possivelmente, advogados fraudadores e atravessadores por trás , no meio e , por cima dos panos também. Pelo que li do BO, nesta página, individuo de compleição avantajada tomando vantagem de seu jeito e com a conivencia dos administrativos da APS, CASO VERGONHOSO E QUE DEMANDA UMA RESPOSTA VIA JUDICIAL INCLUSIVE CONTRA OS ADMINISTRATIVOS E OS VIGILANTES TAMBÉM. POSSIVELMENTE,NO ANDOR DESTA CARRUAGEM DE NEGLIGENCIAS E OMISSÕES, PORQUE, O CASO, É ACIDENTE EM SERVIÇ, E A AGU, DEVERIA OBEDECER A PORTARIA QUE TRATA DESTES CASOS E DANOS AO PATRIMONIO PUBLICO, DEVERÁ SER RESPONSABILIZADA TAMBEM, A GERENTE DA APS, A GERENTE EXECUTIVA, O CHEFE DE BENEFICIOS E TODOS QUE COMPARECERAM AO SERVIÇO E MAIS : SEGUNDO O RELATO, O COLEGA FOI INTERCEDER PELOS ADMINISTRATIVOS, GRANDE CORAGEM E ESPIRITO DE GUERREIRO. Agora, o SINDICATO TEM QUE CHAMAR TODOS NA MORAL E IMPUTAR A QUEM FOR DE DIREITO, RESPONSABILIDADES. PARABÉNS AO COLEGA QUE DEFENDEU O AMBIENTE DE TRABALHO AS CUSTAS DE SUA PROPRIA INTEGRIDADE FISICA.

Paulo Taveira disse...

Caro Fernando, entendo que estes casos cessarão a partir do momento que os prepostos do patrão, elencados por vc, forem civilmente e se couber, criminalmente responsabilizados. Torço para que o nosso sindicato compre esta briga e os responsabilize.