terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A GÊNESE DO MAL - AGRESSÕES A PERITOS.





Milhares de agressões anuais...
Dois colegas assassinados...
Vários colegas vítimas de tentativas de assassinato...

Quando se colocam determinadas pessoas de pouca instrução formal e de baixíssimo conhecimento previdenciário para gerir uma máquina de mais de 100 bilhões de reais/ano e controlar um corpo profissional altamente gabaritados com ampla formação global, os sentimentos mais primitivos podem ser despertados.

Recente comunicação partindo de alta autoridade previdenciária no Estado de São Paulo revela, através de ato falho, que a gênese do mal pode estar muito mais perto do perito e ser muito mais simples de entender do que complexas teorias sociológicas....

Acompanhem esse comunicado (nomes omitidos por instrução jurídica):

"Srs Gerentes, boa tarde!

Face ao ocorrido na APS Campinas na semana passada qdo um segurado adentrou portando uma faca e procedeu a ameaças dentro da Agência, tendo passado pelo detector de metais, apitado por mais de uma vez, se desfeito de objetos que provocavam os apitos e mesmo assim continuava apitando, o segurança permitiu sua entrada e a tal faca estava escondida no fd de sua mochila. Isso provocou notícias na mídia, oficio da ANMP ao qual estamos respondendo nesta data, dizendo sobre o uso desses detectores, assim como as botões anti-pânico, e prestação de esclarecimentos que fazem parte da nossa rotina.

Ratificamos a necessidade de verificarem nas APS's o uso correto dos detectores de metais pelo segurança, seguindo inclusive as orientações contidas na cartilha de procedimentos de acesso as Unidades do INSS.

Contamos com a atenção de todos os servidores. Não se trata de segurança aos peritos e sim a todos os servidores."


Reparem bem, caros leitores, a frase reveladora: "NÃO SE TRATA DE SEGURANÇA AOS PERITOS E SIM A TODOS OS SERVIDORES."

Ou seja, ciente de que diversas chefias e funcionários na GEx Campinas e em outras gerências estão se lixando para a segurança dos peritos e em muitos casos FOMENTAM o ÓDIO e os ATAQUES aos peritos médicos, a autoridade REFORÇA a importância de se usar corretamente os mecanismos de segurança não por se tratar da segurança de peritos e SIM DA SEGURANÇA DELES MESMOS, SERVIDORES. Os objetivos, claramente, são evitar novas manchetes negativas, ofiícios da ANMP e eventual dores de cabeça com remarcações de perícias por conta dessas agressões.

Confesso que senti náuseas ao ler esse texto e qualquer um que tenha caráter precisa tomar um calmante e um anti-emético para não se revoltar com o escrito, mas o ato falho da autoridade revela o que a anos denunciamos: A VIOLÊNCIA CONTRA OS PERITOS DO INSS TEM GÊNESE NO PRÓPRIO INSTITUTO, COM CERTAS CHEFIAS RECALCADAS, DESPREPARADAS E CRIMINOSAS QUE FOMENTAM, PROPAGAM E FACILITAM A VIOLÊNCIA CONTRA O SERVIDOR MÉDICO PERITO E USAM ESSA VIOLÊNCIA COMO MECANISMO DE DOMÍNIO, OPRESSÃO E SUBMISSÃO ÀS VONTADES ADMINISTRATIVAS DE CUMPRIMENTO DE METAS.

Chega de ter receio e "não-me-toques" ao abordar este assunto. Se o INSS mantiver esta postura em breve teremos mais um assassinado. Não queremos mártires, queremos um trabalho honesto e decente, com as prerrogativas quea Constituição nos dá e o INSS NEGA-NOS diariamente, como salubridade, segurança e paridade salarial.

Algumas perguntas ficam deste lamentável episódio:

1) O que foi feito com o segurança que descumpriu seu dever funcional?

2) O que foi feito com a empresa de segurança da GEx Campinas?
3) O Chefe da APS, responsável pela segurança dos servidores, vai responder processo?

4) O Gerente de Campinas vai responder processo?

5) Os peritos ameaçados, o que fizeram com eles?

6) O SST de Campinas chamou os colegas para avaliação psicológica e física após o incidente?

7) O agressor foi denunciado pela PFE? Vai ser aberto processo?

8) Ele ainda fará perícias naquela APS novamente?

9) O que Brasília fez com a GEx Campinas após este episódio?

10) Por fim, onde foi parar a faca? Está na mão de alguma autoridade policial ou foi devolvida ao agressor?

Senhor Presidente do INSS, este BLOG cobrará até o FIM estas respostas!

Um comentário:

Daniela disse...

Perfeito!