terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MPF vai intimidar peritos in loco

DIÁRIO DE CUIABÁ
Sobra indiferença em agência do INSS

ALECY ALVES
Da Reportagem

A procuradora do Ministério Público Federal em Cáceres, Samira Engel Domingues, disse ontem que foram abertos dois procedimentos com situações envolvendo médicos e um relativo a servidores da agência do INSS de Cáceres (230 km de Cuiabá). Ela disse que recentemente esteve em outra agência que também deve passar por apuração, acompanhando um usuário para avaliar a qualidade dos serviços.

Na avaliação dela, pelo menos no caso que acompanhava faltou profissionalismo e sobrou indiferença no atendimento ao beneficiário. Samira observa que não é intenção do MPF interferir no mérito da perícia e reconhece a necessidade de uma avaliação rígida. Entretanto, todos os cidadãos têm o direito à atenção, respeito e informações claras.

Conforme a procuradora, na sexta-feira, durante reunião com representantes da perícia-médica, o INSS informou que já está tomando as providencias no sentido de atender as recomendações.

Por causa do mau atendimento, os médicos-peritos e servidores terão de passar por curso de conscientização sobre os deveres e vedações funcionais dos servidores públicos federais, com enfoque no Código de Ética do Servidor Público Civil. Esta e outras exigências integram as recomendações da procuradora, definidas dentro do procedimento aberto para apurar queixas de maus-tratos, humilhações e outras situações vividas durante o atendimento.

Além disso, o MPF quer que os servidores envolvidos em ocorrências similares passem por acompanhamento e atendimento psicológico de assistência social - e que no interior da agência sejam afixados cartazes, em locais de fácil visibilidade, informando aos segurados quais os meios de contato com a Ouvidoria-Geral da Previdência.

A recomendação ainda se estende à divulgação dos nomes, dias e horários de atendimento dos médicos peritos na unidade, também em documentos ou cartazes dentro da agência. Caso não atenda o que definiu a procuradora, a direção da agência poderá ser acionada judicialmente, respondendo civil, penal e administrativamente.

8 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Seria muito interessante que ela provasse na justiça tal necessidade. Isso é uma recomendação e não uma sentença judicial.

Curioso é que alguns peritos achariam ótimo dispor de uma psicoterapia ao inves de passar o dia atendendo nas APS.

Francisco Cardoso disse...

O engraçado é a certeza com que a procuradora afirma certas coisas. Por que ela não vai perseguir traficante em Cáceres, porta de entrada de drogas no Brasil? É mais fácil ir atrás de peritos, quem sabe ela não sai rapidamente de lá e vai pra uma capital né?

Pelo teor defensivo ora adotado, parece que ela anda lendo algum blog...

Francisco Cardoso disse...

Ela poderia ser mais específica sobre o que exatamente faltou de profissionalismo e sobrou de indiferença?

Snowden disse...

Pessoal, a Procuradora Samira Domingues esta articulada com o Diário de Cuiabá, buscando mídia pra si e o Jornal, vendas! Ninguém vai fazer visita em APS acompanhado de jornalistas de graça!
Outra coisa que chama atenção é que é muito fácil falar em indiferença em atendimento sem dar nomes aos bois! Se ela é "cavalo do cão" por que já nao abriu um PAD com base no decreto 1172? O mais engraçado de tudo é que recentemente saiu a situação de saúde dos servidores que esta bastante precária além dos gastos com absenteísmo mas ate agora ninguém do MPF se manifestou em prol dos trabalhadores, pra nao desagradar o governo? Sim, pois pra pegar "uma boquinha" precisa de indicação além de vitrine e pode nAo parecer mas é o objetivo da nobre!
Por que ela nAo vai combater trafico de drogas na região ? A cocaína que chega por estas regiões ? Quer bater em perito? Cursinho de psicologia? Fala serio!

Snowden disse...

E eu já dei a sugestão, pena que ela nAo exige pra adotarem: chá de frutas vermelhas e torta floresta negra pra quem for a tarde por lá! As vezes a insatisfação é hipoglicemia

anderson disse...

Existe um projeto de Lei em tramite no Congresso que cria o Procurador Cidadão, a intenção é criar cargos de Procurador em todo Brasil para dar mais representatividade ao POVO!Segundo o Criador do Projeto - fico devendo o nome do Excelentíssimo- o brasileiro não sabe a quem recorrer quando não tem suas "aspirações atendidas". Meu nego, se a moda pega!!! Vai ter Samira por todo lado querendo mostrar serviço. Peritos UNIR-VOS!

Francisco Cardoso disse...

Fui no mpf dias desses e na vi o nome dos servidores fixados em cartazes, muito menos dos procuradores, nao pude levar acompanhante e passei por varias revistas antes do setor de protocolo....

Vamos pedir ponto eletrônico pros procuradores. Vamos ver a reação.....

Snowden disse...

Francisco vc sabia que eles acessam os sistemas da previdencia de suas casas via VPN?