quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Concurso do INSS - Vazamento de Gabarito sob Investigação

Candidatos têm acesso a suposto gabarito do INSS

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
25/01/2012 | 19h04 | Concurso

Após o vazamento, no domingo passado (22) de uma suposta relação de inscritos com a concorrência do próximo concurso do Instituto Nacional da Previdência Social (INSS), candidatos registrados no Fórum do CorreioWeb compartilharam desde a tarde desta terça-feira (24) um suposto gabarito das provas objetivas, que serão aplicadas em fevereiro.

O vazamento do gabarito extra-oficial coloca em cheque a credibilidade do concurso e aumenta a possibilidade de uma futura anulação do certame. A seleção do INSS oferece 1.875 oportunidades imediatas em todo o Brasil para os cargos de técnico (nível médio) e peritos médicos previdenciários (nível superior). De com o presidente do INSS, Mauro Hauschild, a Dataprev está investigando os supostos vazamentos.

Entretanto, a informação repassada ao CorreioWeb pelo Instituto é de que é muito improvável que a concorrência e o gabarito verdadeiros tenham sido divulgados. A equipe do INSS disse ainda que não tem muito a dizer sobre o assunto e passou a responsabilidade para a Fundação Carlos Chagas (FCC), empresa organizadora do concurso. Até o fechamento desta matéria, o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da FCC não havia respondido os questionamentos sobre o vazamento dos documentos

A organizadora também não possui uma central de atendimento a jornalistas. Concorrência também pode ter vazado No último domingo (22/1), outro documento foi supostamente vazado por meio deste link. Só que desta vez, tratava-se da relação de candidatos inscritos no concurso, com a concorrência por cada estado do país.

No entanto, a relação oficial divulgada pela Fundação Carlos Chagas só foi publicada ontem (24/1). No domingo (22/1), o presidente do INSS, Mauro Hauschild, tratou logo de minimizar o vazamento em sua página no microblog Twitter. “As duas listas serão comparadas e divulgaremos mais informações em breve. Não se preocupem com boatos ou informações que circulam na internet. Apenas estudem tranqüilos! Qualquer novidade postos aqui”, escreveu.

O presidente não esclareceu se a concorrência divulgada anteriormente era ou não verdadeira e pediu mais confiança aos candidatos. “Gente, confiem. Tanto o INSS quanto a FCC são órgãos sérios e as averiguações serão feitas”. A seleção O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 916.219 candidatos inscritos no concurso.

O certame é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e contará com provas objetivas para todos os candidatos, além de avaliação de títulos para graduados. A concorrência será grande: de 488 candidatos por cada chance oferecida. O cargo de técnico de seguro social foi o que mais recebeu cadastros, contando com mais de 90 mil participantes. De acordo com o edital de abertura da seleção, as remunerações variam entre R$ 4.496,89 e R$ 9.070,93 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Por Guilherme de Almeida e Larissa Domingues, do CorreioWeb

Nenhum comentário: