sábado, 21 de janeiro de 2012

FALTA DE PERITOS PREJUDICA A POPULAÇÃO

20 jan 2012 - 03:01 - Atualizado em 20 jan 2012 - 03:01

Segurados do INSS têm problemas para fazer perícias no litoral do RS

Os segurados do INSS estão enfrentando dificuldades para fazer as perícias no litoral norte do Rio Grande do Sul. Um dos motivos é o número reduzido de peritos. São apenas dois profissionais atendendo 13 municípios da região. Há dois anos eram quatro, mas o número foi reduzido por pedido de exoneração e aposentadorias.

Além disso, a agência de Osório não oferece o serviço desde julho, quando começou a ser reformada. O prédio ficou interditado por cerca de quatro meses, depois que o teto desabou. Em dezembro, parte das atividades foi retomada. Mas o setor de perícias continuou fechado.

Atualmente, quem necessita fazer uma perícia em Osório, além de ter que aguardar por até três meses em uma fila de espera, precisa se deslocar até outras cidades do litoral norte do estado para ser atendido por um médico. As agências mais próximas são a de Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí.

Morador de Maquiné, distante quase 40 quilômetros de Osório, o agricultor Manoel da Conceição precisou viajar quase 20 quilômetros a mais para ser atendido em Tramandaí. Como teve a perícia negada, em abril terá de viajar outros 64 quilômetros até o posto de Santo Antônio da Patrulha. “Tudo é gasto, né”, reclama.

A agência de Osório deve receber mais dois profissionais, que devem ser contratados após a realização de um concurso público previsto para o mês de fevereiro. “Acredito que até o mês de abril a gente já deva estar normalizando (o atendimento)”, diz Evani Silveira da Rosa, gerente da agência do INSS de Osório.

Fonte: G1 

Nenhum comentário: