sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ROTINA DO ABSURDO - MÉDICA NEGA-SE A REALIZAR PERÍCIA EM AMBULÂNCIA E GERA INDIGNAÇÃO LOCAL.

27/01/2012
Segurados reclamam de demora e descaso do INSS

Diversas denúncias em relação às perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm chegado à redação do Jornal da Manhã. Entre elas, o não-cumprimento da carga horária pelos médicos peritos e a dificuldade em agendar e conseguir atendimento de perícias.

Nesta semana, segundo denunciante que estava no INSS e acompanhou o fato, paciente foi encaminhado ao INSS para passar por perícia, mas a médica negou atendimento, alegando estar saindo para almoço. O segurado aguardou pelo atendimento no período da tarde no interior da ambulância, já que não tinha condições de sair de lá. No entanto, após o retorno da médica, a mesma se negou a prestar o atendimento, justificando que não poderia ir até a ambulância. A orientação dada foi para o paciente retornar outro dia. O denunciante, que preferiu ter a identidade preservada, afirmou ter ficado indignado com a situação.

Além deste problema, a demora no atendimento das perícias tem sido outra grande reclamação por parte de segurados que necessitam passar pelo procedimento. O chefe da seção de Benefícios do INSS em Uberaba, Júlio César Carneiro, explica que os médicos peritos estão cumprindo a devida carga horária, no entanto a espera pela perícia se dá pelo número de peritos, que está menor, devido ao período de férias. “O tempo de espera chegou a durar 40 dias devido à força de trabalho reduzida com a mesma demanda. Atualmente, a espera está em 21 dias. Em média, cada perito faz 18 perícias por dia.”

O INSS em Uberaba conta com seis médicos peritos, mas, em razão das férias, apenas três estavam trabalhando. Porém, a partir de fevereiro, além de voltar ao número normal, outro médico assumirá o cargo de perito, ressalta Júlio César.

Em relação à falta de atendimento de paciente em ambulância, Júlio César esclarece que no momento do agendamento a pessoa pode solicitar a visita do médico perito caso haja impossibilidade de locomoção do segurado. Neste caso, o médico vai até a residência ou hospital para realizar a perícia domiciliar.

Nenhum comentário: