segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FALTA DE PERITOS PREJUDICA A POPULAÇÃO - Uberaba

23/01/2012 19h47 - Atualizado em 23/01/2012 19h47

INSS de Uberaba enfrenta dificuldades com a falta de peritos
Na cidade são 55.228 benefícios previdenciários e assistenciais.
Grupo representa para a economia local mais de R$ 46 milhões por mês.

Do G1 Triângulo Mineiro

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, são quase 56 mil pessoas atendidas pela Previdência Social. A cada cinco pessoas, uma depende do benefício do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), segundo o órgão. Enquanto o número de pessoas atendidas aumenta, a estrutura de trabalho da instituição não acompanha a demanda.

Segundo dados do INSS, em Uberaba são 55.228 benefícios previdenciários e assistenciais, sendo 56,7% deles destinados a mulheres e 43,3% aos homens. Ao todo, esse grupo representa para a economia local mais de R$ 46 milhões por mês. O aposentado, Pedro Silva Melo, de 77 anos, faz parte desta estatística. “Me aposentei em 88, era padeiro e me aposentei por tempo de serviço”, afirmou.

Em Uberaba, o maior problema enfrentado pelo instituto é a falta de médicos peritos. Na unidade, são nove vagas disponíveis, mas apenas seis estão ocupadas. O tempo ideal de espera por uma perícia é de cinco dias, mas atualmente é preciso aguardar mais de um mês. A ajudante de serviços gerais, Iara Alves da Silva, conhece bem a situação. O filho foi afastado do trabalho por problemas de saúde em 1º de dezembro e só conseguiu marcar exame para esta segunda-feira (23) devido a demanda.

Segundo o gerente da unidade do INSS de Uberaba, Sebastião Adelino da Costa, por enquanto não há expectativa para reverter o quadro. "A expectativa é que com um concurso público algum profissional seja designado para a cidade", disse.
 
Na íntegra:

Nenhum comentário: