sexta-feira, 29 de julho de 2011

DOENÇA E INCAPACIDADE - EXCELENTE PONTO DE VISTA

"Não são raras, na mídia, ruidosas matérias sobre o indeferimento de benefícios por incapacidade. Invariavelmente, são mostradas imagens de pessoas, aqui denominadas segurados, nas portas das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ora ostentando cicatrizes, ora empunhando muletas, outras vezes com membros imobilizados e, invariavelmente, trazendo nos olhos um mar de revolta e de descontentamento com o sistema previdenciário nacional, mais especificamente com os médicos peritos, seres abomináveis, desprovidos de piedade e incapazes de perceber a dor e as necessidades de seus semelhantes.

Notícias dessa natureza, por constituírem uma visão simplista e unilateral de uma situação extremamente complexa, além de não retratarem a realidade, fidedignamente, acabam por imprimir, no imaginário popular, a percepção de que a regra, para a Previdência Social, é o indeferimento irresponsável e não fundamentado dos benefícios que tem para oferecer e, indiretamente, fomentam relações hostis entre segurados e servidores públicos, fato que algumas vezes determinam episódios de violência verbal e física, em especial, contra aqueles que trabalham na área de perícia médica."

Na íntegra:

2 comentários:

Beto Lima disse...

Excelente, pena não ter sido divulgado o nome da autora, intitulada médica e perita.

HSaraivaXavier disse...

Concordo. O Artigo original foi publicado sem o nome do autor(a) ainda fonte. Assim caso alguém saiba contacte que postarei com prazer.