terça-feira, 5 de julho de 2011

Médico tem que fazer o papelzinho

"A primeira etapa a ser vencida é conseguir um pedaço de papel: uma requisição do exame. Quem fornece é um ginecologista. Mas ela não consegue nem agendar a consulta com o médico".

Assim o Jornal Nacional se refere ao trabalho médico na primeira reportagem da série "Milhões de cidadãs brasileiras não têm acesso à mamografia" que foi ao ar ontem. Esse pedaço de papel tem por traz de si 15.000 horas de curso superior e é com ele que o sistema avalia sua capacidade de atendimento. Qualquer hora dessas um cidadão entra no gabinete do médico exigindo um papelzinho para fazer o exame que lhe deu na telha. Êta imprensinha marrom.

3 comentários:

H disse...

Imprensa marrom? Muito pior que isso. Quando eu estava na graduação, um professor muito querido, excelente e bem amigo, disse: "Herbert, não se decepcione demais com a carreira. Para brasileiro, conhecimento não tem valor. Se vc. entregar uma bola de vidro azul (lembro-me que ele disse azul) ao final da consulta, mesmo tendo ajudado muito o paciente, a bola azul, de vidro barato, terá mais valor do que todo o esforço e dedicação seus, por anos de estudo. Afinal,meu querido aluno, vc. "apenas escreveu no papel"". Se nem um jornalista, teoricamente bem formado ma sua intelectualidade, consegue perceber o valor da consulta, quiçá o resto do povo..."
No nosso país, uma bela traseira de uma "gostosona", vale mais do que qualquer outra coisa. É tratada com deferência. Um bandido, desde que rico, é chamado de doutor (não importa como conseguiu o dinheiro). EH, é a falência definitiva dos valores e do respeito. Quem manda são os amigos do rei. Eu estou cansado desse lugar. Farei de tudo para que meus filhos deixem isso aqui e partam para um lugar ´serio e progressista. estou cansado de corrupção, coação, insegurança, imoralidade, injustiça e todo o mais. COMO DIZ MEU IRMÃO: QUE A POPULAÇÃO VÁ SE CONSULTAR COM JORNALISTAS E ADVOGADOS. ELES SABEM TUDO E ELES PODEM TUDO.

Sandra disse...

É Herbert,já pensei muito nisso. Esse país não é sério. E estamos ladeira abaixo nesse caminho. O executivo e legislativo já nem tenta mais esconder sua podridão. Ocorreu a ˜ïnstitucionalizaçÃo" da corrupção. O judiciário, vendido ao executivo ,perdeu sua imparcialidade , e decide conforme a maré,depende da conveniência. A sociedade , repleta de malandros e corruptos que pensam: "Se os políticos podem roubar milhões e ficar por isso mesmo eu também posso dar uma calotezinho aqui no INSS e descansar um pouco daquele trabalho !" . Aí tem uma grande massa de leigos e ignorantes que não entendem nada de medicina e sobre capacidade laboral e acham qua a presença de uma protusão discal achado num exame de imagem incapacita definitivamente o sujeito para a função.
Ah não gente , cansa ! Ser sério nesse país, cansa! é lutar contra a correnteza, dia após dia!

Anônimo disse...

Ruy Barbosa, meu conterrâneo, do alto de sua erudição e brilhantismo, desencantou-se com a Terra Brasilis, a ponto de afirmar que "aqui prosperam as nulidades e erros..."

O certo é errado e o errado é certo!

Fomos pessimamente mal colonizados e este ranço está na alma coletiva do povão, serão séculos para desentranhar esta podridão coletiva.

Há anos não faço nadinha de graça para ninguém, tenho para comigo que são poucos os que mereçam a deferência de anos de estudo já que conhecimento e dedicação aqui não têm valor. Tudo invertido...

Brasil - um BENEFÍCIO para todos!