segunda-feira, 18 de julho de 2011

A DIRSAT QUER SABER ONDE ESTÃO OS 2.000 PERITOS SEM AGENDA NO SABI

O Perito.med há várias semanas denuncia que existe uma divisão de classes entre os peritos do INSS. Foi comprovado através dos números do próprio sistema interno de informações que apenas cerca de 55% dos peritos do quadro estavam lotados no atendimento ao público. Que em algumas gerências este número chega a 45%. Denunciou também que o Manual do SST (Orientação Interna 112) que preconiza o rodízio de atividades extra-atendimento entre todos os peritos médicos do quadro é completamente ignorado em parte das Gerências Executivas. A desproporção é tanta que há servidores médicos que chegaram a faturar em diárias o equivalente a R$50.000,00 reais por ano, outros são exclusivamente escalados para perícias hospitalares e domiciliares, recebendo indenização de valor semelhante. O pior de tudo não é o fato de que existam colegas em situação mais privilegiada que outros sem critério nenhum de mérito. É o fato de que neste exato momento há regiões em que o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia supera os 3 meses e mesmo assim continuam com menos da metade dos peritos do quadro atendendo. Ou seja, o problema além de causar problemas internos atinge a população mais carente que fica semanas aguardando a realização da perícia sem receber o salário e sem poder retornar as atividades.

A DIRSAT publicou ainda na sexta-feira 15.07.2011 o Memorando Circular 04 direcionado aos chefes dos SST para que listem os médicos lotados e informem sobre o atendimento a segurados individualmente, cessões a outros órgãos e afastamentos. O Perito.med entende como um avanço na questão, porém observa que, conforme o memo, os dados sempre serão colhidos e enviados exatamente por aqueles que são acusados de descumprir o próprio Manual, os SST. Ou seja, possibilitaria a criação de dados gerados no mínimo suspeitos, o que pode comprometer todo o processo de análise da lotação. Afinal, Quem em sã consciência produziria provas contra ele mesmo? Afinal, o sistema de informações do INSS (www-sala) é ou não é confiável? Todos queremos saber. O Perito.med acompanhará de perto o trâmite da questão que é muito importante para toda a Perícia Médica e também para a Sociedade Contribuinte.

Um comentário:

Anônimo disse...

'Bora botá a peritada prá fazer perícia. A agenda explodiu e a Super Nanny vai puxar a orelhinha!

A Super Nanny sempre soube desta pouca-vergonha, sempre, sempre...

Há de se acabar com este descalabro de duas classes de peritos: os da ponta ( visão do inferno ) e os da retaguarda ( purgatório pericial ). Assim não dá!

Realmente, 2.000 peritos sem agenda pericial é o fim do mundo!


Brasil - um BENEFÍCIO para todos!