quinta-feira, 21 de julho de 2011

HÁ SITUAÇÕES EM QUE NÃO ADIANTA GUARDARMOS SEGREDOS

Poucas formas de gerar o frisson na multidão são mais eficientes do que a expressão: “Eu sei, mas só digo depois”. Uma arma da psicologia. Ela serve para basicamente quatro propósitos: desviar a atenção de um outro problema mais grave, para blefar quando se está perdido, tentar levar vantagens em negociações, e claro, para torturar por torturar os ouvintes – que o digam as mulheres. No caso da Associação dos Negociadores Misteriosos e Perdidos todas as alternativas estão corretas. Afinal, o “todos suspeitam, mas ninguém viu” é uma forma comprovadamente eficiente de manter uma esperança ainda que remota. Embora também seja ótima para esconder a incompetência - talvez tenha aprendido com certa autarquia que sabe bem quanto o é quando proíbe jornalistas de entrar e filmar nas suas instalações e também dificulta o acesso dos cidadãos a suas normas e aos laudos dos médicos.
A associação parece ter feito Pós-graudação no assunto. Ela emite Notas como: “Houve uma reunião e foram discutidos problemas.”, “Avançamos no projeto de interesse de todos” ou “Tomamos as providências e aguardamos as respostas”. Estas que, desprovidas de seus conteúdos, são como receber uma convocação da Receita Federal ou do Conselho de Medicina sem poder saber o conteúdo. Os médicos ficam loucos. Pense numa coceira.  A negociação da nova carreira ao invés de gerar debate, gerou clima de mistério e especulação. "Onde estão as propostas?" parece ser a pergunta mais feita pelos médicos. Eu nem pergunto mais e já mandei fazer uma camiseta bordada com: “Não sei nenhuma novidade, hoje também!” para trabalhar em paz na autarquia.
Pois bem caros leitores, os Médicos têm perguntas objetivas e precisas. A associação tem respostas vagas e parciais. Dureza. É como a esposa que pergunta: “Para onde pensa que vai com essa camisa azul nova nesta chuva as 21h37minh e 55 segundos?” E o marido então diz: “Vou ali e chego já!”. O pior para mim é que não consigo me convencer que esconder segredos dos que estão no mesmo barco possa ter algum futuro - ou dentro do mesmo poço. Forma eficiente de negociar? Hum...A história mostra que não. Enfim, se não mostrar e não saber for vital para a felicidade, dizer que sabe sem poder contar é para a infelicidade principalmente quando o negócio envolve negociações salariais em uma carreira que tem “Exonerômetro”.

Nenhum comentário: