sexta-feira, 29 de abril de 2011

POR TRÁS DA NOTÍCIA - A "DATENIZAÇÃO" DO SP TV E A SAGA CONTRA A PERÍCIA


Mais uma vez o SPTV, liderado pelo jornalista Chico Pinheiro, investe contra a perícia. Na matéria mostram que desde o final de fevereiro já receberam impressionantes 931 e-mails criticando o atendimento médico (Nesse período, no Estado de São Paulo, foram feitas mais de 300.000 perícias) sem que haja nenhuma crítica sobre quem escreve ou se o que escreve é verossímil ou não. Pelo contrário, o padrão da queixa se repete: segurados que tiveram os benefícios por incapacidade (auxílio-doença) indefiridos pelo INSS. Coincidentemente, na época em que estavam sob benefício, não havia queixas, mas os ditos "maus tratos" se iniciaram quando o benefício foi encerrado.
A matéria mostra dois dos casos descritos nos e-mails:

O primeiro caso é de uma cidadã com diagnóstico de esclerose múltipla desde 2006, mas só se afastou em 2009, ou seja, mesmo com a doença, conseguiu trabalhar por muito tempo, até que algo ocorreu e acabou acolhida pelo INSS. Não existe NENHUMA queixa registrada por essa cidadã enquanto gozava do benefício.

Porém em uma reavaliação foi reconsiderada apta ao trabalho, o que a princípio não é estranho pois a natureza da doença em questão é mesmo intermitente com ou sem sequelas, pois cada caso é um caso(como p.ex. o caso público da atriz Cláudia Rodrigues, que após 1 ano e meio voltou a gravar na mesma emissora). Subitamente, porém, após não gostar do resultado, passa a desferir ataques contra os peritos.

Na matéria, já dá a dica de como deve ter tratado o médico durante o atendimento (se refere a ele como "o cara", como se fosse um amigo de boteco). E diz que não sabe como pedir a sua aposentadoria por invalidez. Ora, aposentadoria por invalidez não se pede, isso é consequencia de uma avaliação pericial de um pedido de afastamento por incapacidade. Via de regra, quem "pede" aposentadoria é porque não é elegível a tal benefício. Os que realmente necessitam ser aposentados, em geral, estão por demais debilitados para poder "comemorar" uma aposentadoria por invalidez. Não é incomum, durante as perícias, quando o perito anuncia a decisão de indicar aposentadoria por invalidez, que o segurado que REALMENTE está inválido comece a chorar, pois "se o perito o aposentou, é porque a doença não tem cura". Apenas um exemplo de como funciona a matéria.

A cidadã não gostou do resultado e foi dar entrevista reclamando. Por que não deu a mesma entrevista em 2009, quando foi afastada?

O segundo caso apresentado é um escândalo. Um cidadão que diz que tem uma síndrome do pânico tão grave, mas tão grave, que não consegue trabalhar há UM ANO e mesmo se tratando ainda está em crise de pânico (normalmente são crises focais cujo tratamento lega poucos meses). Mas apesar de estar "em crise", ele consegue andar na rua sendo filmado, dar entrevista a uma repórter da rede globo e escrever e-mails contra a perícia! Incrível!! A crise de pânico que cura com microfone. Preciso dizer mais alguma coisa?

Bom, o resto da matéria foi uma sucessão de ofensas, xingamentos, conceitos errados, bobagens e demais frases sem conteúdo partindo de um Chico Pinheiro furioso por ter sido barrado na porta de uma APS pois queria fazer seu sensacionalismo lá de dentro. Em alguns momentos, pareceu o Datena.

O SP TV já percorreu o céu e o mar em sua cruzada contra os peritos. Mas o nível das matérias mostra que quem merece a crítica aqui é o SPTV, pelo péssimo conteúdo das matérias, péssimos exemplos apresentados, total ausência de imparcialidade e de conhecimento da matéria.

Sugiro que a Rede Globo mude o nome para SPTV URGENTE e bote um terno escuro no Chico Pinheiro.

Um comentário:

H disse...

SENHOR DEPUTADO E SENHOR JORNALISTA: PERÍCIA EXISTE POR EXISTIR MENTIRA E SIMULAÇÃO. MAS TOMARA QUE O GOVERNO SIGA A IDELOGIA FURADA E DEMAGÓGICA DOS SENHORES: ABRA AS PORTEIRAS E DEIXE O DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA DE ESVAIR...DURA UNS 6 MESES...DEPOIS PROCURAMOS OS SENHORES PARA QUE ASSUMAM QUE AJUDARAM A ACABAR DE VEZ COM A PREVIDÊNCIA E PREJUDICARAM MILHÔESS DE CONTRIBUINTES (APOSENTADOS E QUE NUNCA SE APOSENTARÃO).

O negócio é que todos querem meter a mão no dinheiro, todos têm direito e todos reclamam quando não conseguem. O deputado ganha seus votos fazendo demagogia, a casa evita problemas políticos e garante seus acordos e as brigas pessoais dentro da associação , agora é claro, estão acima da verdade e da categoria (sempre na mesma tecla, ajudando a empurrar para baixo o que já está complicado, ao invés de se movimentar e conseguir apoio para projetos que mostrarão quem tem valor de verdade). Antes era uma farra. Medicos credenciados se enriquecendo e espertões ganhando renda extra. Alguém sabe de algum credenciado que foi punido por laudos "fracos"? Agora querem punir peritos mesmo que inocentes. Perito ruim tem nome e endereço. Mas é uma parcela. Mas perito ruim mesmo é o que nega (não importa se com fundamento ou não). Alguém já ouviu réu agradecer ao juíz por ser condenado a 30 anos de prisão? Algo assim: "obrigado meretíssimo, que pena justa. Vou satisféito com seu julgamento". Que liberem essa %$%#%#%$ de dinheiro e benefício, para quem quiser. Pssa no caixa e pega. Azar da sociedade que apoia isso. A desgraça é destino certo da casa. Demagogia e desonestidade deveriam ter limite...mas não têm... ACABEM LOGO COM A PERÍCIA A ASSUMAM QUE NÃO SABER, NÃO QUEREM E NÃO SE IMPORTAM EM NÃO GERIR O DIREITO DE TODOS, E NÃO SÓ DE ALGUNS. ACABEM COM ESSA %¨$%$%#¨ DE VEZ. DECRETEM, POR LEI OU DECRETO MESMO, O FIM DA PERÍCIA DO INSS. JÁ ESTAMOS FARTOS DESSAS ACUSAÇÕES HIPÓCRITAS, DAS AGRESSÕES, DA IMORALIDADE, DA LEI DE GERSON. PEGUEM TUDO E TORREM. CHEGA !!!! %%#¨#¨#¨%#¨%#¨%#¨$ !!!!!!!!