segunda-feira, 4 de abril de 2011

Presidente do INSS divulga novos projetos em Porto Alegre

01/04/2011 17:00

O objetivo é agilizar o atendimento aos segurados

Presidente em coletiva de imprensa na GEX POA

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, juntamente com a Superintendente Eliane Schmidt, visitaram, na manhã desta sexta-feira (1º), a Gerência Executiva do INSS em Canoas para reunir com os servidores e discutir assuntos relacionados à perícia médica naquela Gerência.

O presidente, em reunião com o gerente-executivo substituto, João Paulo da Silva, com a chefe do Setor de Atendimento, Janaína Feil, peritos médicos e demais servidores, explicou a nova proposta para a realização da perícia médica e acatou ideias e sugestões para o novo modelo.

Em Porto Alegre, Mauro Hauschild deu entrevista à Revista Voto, abordando assuntos relacionados aos benefícios assistenciais e à qualidade do atendimento nas agências da Previdência Social. Ele também respondeu às questões ligadas à perícia médica, informando que o novo modelo prevê a concessão de auxílio-doença previdenciário, com afastamento de até 120 dias, sem a necessidade da realização de perícia médica. Hauschild explicou que o estabelecimento desse prazo se deve ao fato de que, hoje, 85% dos auxílios-doença têm duração máxima de 120 dias e que com as novas medidas, 1,1 milhão de perícias iniciais deixariam de ser realizadas anualmente.

A superintendente Eliane Schmidt acrescentou à entrevista sobre a necessidade do vínculo com a Previdência Social e da importância da qualidade de segurado no Regime Geral de Previdência Social.

O presidente também encontrou-se com o vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, Beto Grill, para estabelecer parceria com o governo do estado, com o objetivo de instalar quiosques de atendimento na Capital gaúcha. Esses quiosques deverão ser instalados nas capitais e cidades do país de grande densidade populacional e em pontos de grande fluxo de pessoas como rodoviárias, estações ferroviárias e metrô. Essa nova modalidade de atendimento aos cidadãos prevê atender às demandas de menor complexidade.

A cidade de Porto Alegre foi escolhida para abrigar o projeto-piloto dos quiosques, devido às suas características de grande cidade e ao mesmo tempo pelo estudo que a Gerência Executiva em Porto Alegre realizou junto às agências da Previdência Social vinculadas a ela. Esse estudo demonstrou que em algumas agências, 86 % dos segurados se dirigem apenas para buscar informações sobre os serviços e que havia a necessidade da criação de um projeto que pudesse diminuir os atendimentos dentro das agências da Previdência Social.

Na oportunidade, o presidente entregou ao vice-governador a agenda de inauguração das novas agências da Previdência Social no Rio Grande do Sul e falou da liberação de benefícios para aqueles segurados que recebem ou residem nos municípios de São Lourenço do Sul (RS), Morretes (PR) e Mirim Doce (SC), considerados em estado de calamidade pública por causa de desastres naturais.

Já, na Gerência Executiva em Porto Alegre, Mauro Hauschild concedeu entrevista coletiva à imprensa, onde falou do projeto de implantação dos quiosques e da nova proposta de concessão de auxílio-doença. (ACS/RS)

Nenhum comentário: