sexta-feira, 8 de abril de 2011

E AINDA QUEREM DAR BENEFÍCIO SEM PERÍCIA MÉDICA

07/04/2011 - 08h00

Licenças médicas tiraram 6.738 PMs das ruas de Alagoas; governo considera número "preocupante


O alto número de licenças médicas concedidas a policiais militares de Alagoas está preocupando o governo do Estado. Segundo relatório produzido pela Secretaria de Estado da Defesa Social, foram 6.738 licenças médicas concedidas em 2010. A maior preocupação é que 42% das licenças longas, com pelo menos um mês de duração, são provenientes de problemas psiquiátricos, como o estresse e a depressão.


A corporação tem 8.025 homens, sendo 605 ainda em formação na academia militar, e que só devem ser incorporados às ruas no próximo mês. Segundo a PM, quando um profissional está de licença médica, nenhum outro é convocado para assumir o seu posto, que fica desguarnecido.

A PM alega que cerca de 5.000 dessas licenças concedidas em 2010 foram de curto prazo, e duram até 48 horas. Mas reconhece que o número de militares com problemas crônicos está aumentando de forma preocupante.


Mesmo sem apresentar dados comparativos com anos anteriores, o diretor de Saúde da PM de Alagoas, coronel Marcelo Oliveira, afirmou que o número de concessão de licenças médicas vem crescendo ano após ano. “Nós percebemos esse crescimento. Nossa tropa está envelhecendo e a maioria dos policiais está na casa dos 40 anos, o que aumenta os problemas”, explicou. Atualmente, 59% dos policiais têm entre 40 e 49 anos.

O alto número fez o comando da PM solicitar um estudo para saber qual motivo está ocasionando o número tão elevado. “Estamos fazendo esse estudo para saber o que pode ser feito para tentar diminuir esse número. Com essa análise podemos pensar um programa de prevenção e ações no sentido de amenizar os problemas antes que eles aconteçam”, disse.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/07/licencas-medicas-tiraram-6738-policiais-militares-de-acao-em-alagoas-em-2010.jhtm

Nenhum comentário: