segunda-feira, 4 de abril de 2011

Presidente do INSS profere palestra em universidade gaúcha

Presidente do INSS realiza palestra em Universidade


01/04/2011 14:00
Reforma Previdenciária foi o tema principal

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, realizou palestra, nessa quinta-feira (31), no turno da noite, para os alunos do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Direito do Trabalho e Previdenciário do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre. Ele foi apresentado pelo professor Luiz Otavio Escalier Braga, coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Direito como ex-aluno da Universidade, que se formou no ano de 2002.

O presidente deu início à palestra, explicando o modelo de gestão atual que levou um novo tempo à Previdência Social, com o fim das filas e implantação do reconhecimento automático dos direitos. Abordou a nova proposta para a realização da perícia médica, diante de ajustes que precisam ser feitos e da necessidade de novos servidores.

 
O foco da palestra ficou por conta da Reforma Previdenciária. Hauschild explicou como o fator previdenciário incide nas aposentadorias precoces, em que o envelhecimento da população se faz cada vez mais presente com uma expectativa de vida mais longa. Além disso, destacou a taxa reduzida de fecundidade, que também influi no sistema contributivo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e que por ser um sistema solidário e universal, as pessoas pagam para os que não mais contribuem.

O presidente falou dos grandes números da Previdência Social, destacando o pagamento mensal dos 28 milhões de benefícios ao valor de 20,6 bilhões de reais e a arrecadação de 18,6 bilhões de reais. Ressaltou as ações importantes trabalhadas pelo INSS a exemplo das ações regressivas e da parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que esse órgão envie ao INSS dados da massa carcerária, uma vez que o auxílio-reclusão é mais um benefício pago aos dependentes do segurado.

Ao final, o presidente lembrou aos alunos que "toda universidade é boa, mas que nenhuma universidade é tão boa quanto o nosso empenho pessoal".

O presidente Mauro Hauschild estava acompanhado do procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada, Alessandro Stefanutto, do coordenador-geral de Administração das Procuradorias, Eduardo de Moura Menuzzi, da superintendente-regional Sul, Eliane Schmidt, da gerente executiva do INSS em Porto Alegre, Sinara Pastório, e do procurador da Seccional da Procuradoria em Porto Alegre, Eduardo Fernandes de Oliveira. (ACS/RS)

Nenhum comentário: