sábado, 30 de abril de 2011

MPF-MT denuncia chefe de agência do INSS no Nortão por "vender" benefício previdenciário

Lenita Violato
O chefe da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Juara (Nortão) foi denunciado nesta quarta-feira, pelo Ministério Público Federal, por exigir dinheiro em troca da concessão de benefício previdenciário. Conforme a ação penal, José Marcelo da Cruz, chefe da agência do INSS no município, exigiu de Beatriz Oliveira R$ 12 mil para conceder a pensão em razão da morte do companheiro dela, no ano de 2004. A negociação foi feita por intermédio da também denunciada Maria Aparecida Palma, que levou R$ 2 mil do montante combinado.

Como Beatriz Oliveira era analfabeta e já esperava pela pensão há três anos, em 2007 cedeu à pressão de José Marcelo da Cruz e Maria Aparecida Palma. Mas as irregularidades foram descobertas pela auditoria do INSS, que encaminhou as informações ao MPF.

Para que respondam pela irregularidade, o MPF protocolou na Justiça Federal uma ação penal contra José Marcelo da Cruz e Maria Aparecida Palma pelo crime de concussão - exigir direta ou indiretamente dinheiro ou vantagem indevida em razão da função pública -, cuja pena é de dois a oito anos de reclusão e multa.

Nenhum comentário: