quarta-feira, 20 de abril de 2011

PARA QUEM NÃO SABE O PORQUÊ DE EXISTIR PERÍCIA MÉDICA

FOTO Alan Marques / Folhapress

MPF denuncia médico por treinar promotora para fraudar teste de sanidade mental


O procurador regional da República Ronaldo Albo denunciou o psiquiatra Luis Altenfelder Silva Filho pelos crimes de formação de quadrilha, fraude processual e falsidade ideológica por ter treinado a promotora Deborah Guerner (na foto, escondendo o rosto após a prisão) a simular desequilíbrio mental em um teste de sanidade mental. Altefender foi filmado pelas câmeras de vídeo instaladas na casa da promotora às vésperas do exame médico no Instituto Médico Legal de Brasília.

O doutor Altenfelder é especialista em psicodrama. De acordo com os investigadores, nas quase duas horas de gravação, o psiquiatra orienta como Deborah deve responder a um questionário médico. Na simulação do exame, o marido de Deborah, empresário Jorge Guerner, representou o médico enquanto Altenfelder respondia como se fosse a promotora. Ao final da consulta, o psiquiatra disse a Deborah que se ela respondesse à junta médica da maneira como ele a ensinou, sairia do IML com um diagnóstico de transtorno bipolar múltiplo. Na gravação também aparece Altenfelder dando conselhos a Deborah de como ela deveria se vestir, que tipo de batom usar e como se comportar na frente da junta médica.

Isso seria suficiente para livrá-la dos problemas com a Justiça.

Segundo investigadores, enquanto saboreava um vinho, Jorge Guerner indagou quanto o psiquiatra cobraria pelo treinamento. O médico pediu R$ 15 mil. O marido da promotora achou caro e barganhou. Propôs pagar R$ 10 mil em duas parcelas. Altenfelder topou. O médico e uma colega psiquiatra, que também assinou atestados e relatórios médicos apresentados por Deborah Guerner à Justiça, foram denunciados ainda por fraude processual. Para os investigadores, a doença foi forjada.

ÉPOCA ouviu por telefone o psiquiatra Altenfelder. Ele estava em seu consultório médico em São Paulo. Disse que a promotora é sua paciente, confirmou a ida a Brasília para uma consulta de Deborah na véspera do exame no Instituto Médico Legal, mas negou que a tivesse treinado para fraudar o teste de sanidade mental. “Estou perplexo”, afirmou o médico, que disse ter sido gravado pelo casal Guerner sem o seu conhecimento. “Ela é minha paciente há três anos e sofre mesmo de transtorno bipolar múltiplo. Nem sei se deveria falar sobre isso. Não cometi nenhuma fraude. É tudo muito ruim para mim”.

Deborah e Jorge Guerner foram presos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (20) quando desembarcaram em Brasília, vindos da Itália. A Justiça Federal expediu o mandado de prisão por considerar que, mesmo depois de iniciado o processo, o casal continuou a “delinquir”.

Por coincidência, nesta quarta-feira (20), o psiquiatra Altenfelder é um dos entrevistados do Programa do Jô. Ele está lançando o livro Doença mental, um tratamento possível, pela Editora Ágora.


FONTE: REDAÇÃO ÉPOCA - 20 de abril de 2011

4 comentários:

HSaraivaXavier disse...

Uma autoridade apanhada na Fakerland é mesmo coisa rara.
Mais serve perfeitamente para exemplificar do quê as pessoas são capazes. O lado mais sombrio entretanto serve para o colega psiquiatra. Imagine quem desconfiaria de um médico psiquiatra renomado? Ah! Para ela seria a mesma ladianha de muitos segurados do INSS. Imagine se o laudo dele fosse contestado? Ela diria "O meu médico é especialista!", o perito do INSS não. Um cala boca para dezenas de aproveitadores de opinião pública que dizem "não ser necessário" perito do INSS. Uma prova de que é impossível ser justo sem um serviço de investigação. É uma daquelas notícias que demonstra absolutamente a necessidade do que fazemos. Parabéns a polícia federal que precisa estreitar seus laços com os peritos do INSS a fim de coibir a "fraudulância" (fraude em abundância).

Rodrigo Santiago disse...

E tem sindicato que considera uma blasfêmia ou um verdadeiro crime desconfiar que um trabalhador qualquer possa ser um simulador na perícia do INSS.

É uma palavra que não existe e que está banida de seu dicionário - a simulação - e de acordo com sua visão paternalista e maniqueísta da relação capital X trabalho aquele que ousar imaginar que o oprimido proletário seja dotado da faculdade de simular está condenado a arder nas masmorras do inferno.Será que o INSSano já não seria algo bem parecido?

Será que os peritos seriam um bando de psicopatas ou alienados mentais com delírios de altero-simulação surgidos do nada ou de uma realidade virtual intangível?

Regiane Alves da Rosa . disse...

APENAS COM A ENTREGA DE 1 ATESTADO ?

ONDE FICARA A INVESTIGAÇÃO DAS DATAS TÉCNICAS?

ONDE FICARÁ A AVALIAÇÃO OCUPACIONAL?

NÃO SERÃO ENTREGUES EXAMES QUE DEMONSTREM A POSSÍVEL INCAPACIDADE ?

E AÍ INSS ?????

AOS PERITOS: O SIMPLES FATO DO INSS SUGERIR TAIS MUDANÇAS JÁ MOSTRA IMPLÍCITAMENTE QUE O PROBLEMA SOMOS NÓS E NÃO OS PERICIADOS ! A CLASSE NÃO DEVE ACEITAR NADA DISSO; AINDA VÃO QUERER QUE CONSERTEMOS AS BESTEIRAS/FRAUDES QUE OCORREREM EM VIRTUDE DESSA PERICIA ABSURDA DO MÉDICO ASSISTENTE!


PARA PENSAR: EM ANALOGIA
SERÁ QUE ISSO OCORRERIA NO JUDICIÁRIO ONDE OS ADVOGADOS DAS PARTES PUDESSEM DECIDIR AS DEMANDAS JUDICIAIS NOS PRIMEIROS 120 DIAS SEM ANÁLISE DOS JUÍZES ?

Regiane Alves da Rosa . disse...

ESSA MANOBRA É APENAS MAIS UMA PARA O ENFRAQUECIMENTO DOS PERITOS !

DEIXAREMOS ISTO ACONTECER? FICAREMOS INERTES AGUARDANDO ORIENTAÇÕES DO INSS PARA SABER COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR DENTRO DESSA MONOBRA ABSURDA ?