segunda-feira, 11 de abril de 2011

POR TRÁS DA NOTÍCIA - NOVA SÉRIE DO BLOG


Este blog inaugura uma nova série, a "Por Trás da Notícia". Nesta série, iremos debater o noticiário envolvendo a perícia médica do INSS, em especial no que se refere ao atendimento médico pericial.

Tem sido tema corrente na imprensa "comprar" como verdade versões caluniosas de segurados que tiveram, por diversos motivos -inclusive erro pericial-, o seu pedido de benefício indefirido pela autarquia.

Conforme já debatido exaustivamente neste BLOG em várias ocasiões (clique aqui, aqui, aqui e aqui), a superficialidade, a falta de conteúdo, a ausência de conhecimento das leis, o apelo ao sensacionalismo e a total falta de crítica com o qual esse tema é tratado pela mídia paga tornam necessário um espaço para se ampliar a discussão, esclarecer mitos e corrigir informações erradas para dar ao leitor uma contra-opinião, que não necessariamente será apenas para "defender a perícia" e sim, antes de mais nada, defender a verdade.


Se houver indícios factíveis de possível erro pericial não nos furtaremos em comentar, mas é inadmissível ouvirmos uma repórter falar que a "coitada da pessoa está com infecção nos tendões e teve o benefício negado" e não haver um debate mais fundamentado.


Após detectarmos uma notícia na mídia que se enquadre nos critérios desta série (vitimização do segurado, condenação prévia do perito médico, história inverossímel ou de difícil comprovação, sensacionalismo e falta do direito de resposta da perícia) iremos publicar uma nota sobre o caso. Afinal de contas, Nemo debet inauditus damnari .

Nenhum comentário: