sábado, 2 de abril de 2011

VERSO DECADENTE

E chora a medicina em decadência

Nos corredores nosocomiais,

Como um choro de lágrimas de ausência

Que preenche os silêncios sepulcrais



Chora a dor de viver de reticências,

Sucessivos de três pontos finais:

Esperança, vontade e impaciência

- Um viver de esperar sem poder mais -



Lágrimas de suor e sangue vão

- Epífora dos filhos de esculápio -

Caem ao chão como a dignidade



Da gente humilde que vive do pão

Que o Diabo amassou!  Eis cardápio

Compartilhado ao médico à vontade!

5 comentários:

Paulo Taveira disse...

Realmente de chorar! mas ainda mostra força o médico assistente.Mais força que o perito médico tão pessimamente representado. Tira-nos da mão agora os 120 dias que eram nossos.Isto mostra que o médico assistente tem agido certo mesmo na adversidade.Consolar sempre, ainda que sem poder resolver.A lei da carreira, tão cantada em verso e prosa pelo Argolo,(os únicos que teem lei de carreira,a cada minuto lembrado) não foi suficiente para nos dar razão no confronto com o desejo da sociedade.Será que ele percebeu? acho que não percebeu pelo modo como recebe as novidades!

Anderson disse...

Neste Globo repórter revi parte da minha vida como médico (pacientes morrendo por absoluta falta de recursos, doentes no chão, médicos trabalhando no limite, etc).
Diria que um médico que enfrentou a emergência de um grande hospital público é um veterano de guerra (as marcas ficam e não mais saem da memória).
Rogo a Deus que meus filhos jamais sejam médicos, pois o sofrimento é intenso.

Rodrigo Santiago disse...

Excelente soneto! E com métrica exata!Pena que a Medicina não o seja e a cada dia mais execrada e cobrada pela sociedade

Andre disse...

Em uma sociedade que prende um cidadão que caça um gamba e não existe fiança, mas para este mesmo cidadão se matar outro semelhante não vai preso, algo de muito sério está acontecendo. A raiz do problema ainda é mais profunda. Seres humanos ultimamente não estão se suportando, em todos os sentidos imagináveis. Lendo e vendo o comportamento de alguns cidadãos, que querem que a perícia siga o mesmo caminho. Trabalhei até recentemente na medicina assistencial, está um lixo e não existe recnhecimento. Como na perícia médica, se fizer o que eles querem ótimo, você é bom médico, ou seja tem que atender mais de 100 pessoas num plantão e sem reclamar das péssimas condições de trabalho, se não fizer você é insubordinado, baderneiro, não tem amor à profissão, cadê seu juramento, etc...Quando estamos no atendimento nestes locais que são verdadeiros locais de depósitos humanos o que mais somos cobrados é para resolver interesses pessoais, igual a pressão na perícia médica, é sempre a mesma novela, um cidadão dito muito consciente, sempre tenta resolver seus problemas de forma indidualista e pressionando os médicos, através de vereadores, prefeitos, imprensas, etc...igualzinho na perícia médica. Só que quando um médico briga por alguma melhora ou algum objetivo é para beneficiar a maioria e não uns poucos que sente-se prejudicado. Na questão do INSS é muito parecida, não vejo ninguém reclamando do fator previdenciário, um verdadeiro crime contra os trabalhadores que contribuiram anos, claro os espertos e baderneiros e mau intencionados já descobriram como fugir desta armadilha - aposentadoria por invalidez. Acorda trabalhadores.

HSaraivaXavier disse...

sábado, 2 de abril de 2011Médico trabalha sozinho em hospital de Mato Grosso
Ortopedista diz que ‘caos está instalado’ em hospital.
Demais médicos se demitiram ou não trabalharam porque estão em greve.


http://direitomedico.blogspot.com/2011/04/medico-trabalha-sozinho-em-hospital-de.html