quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carreira de perícia médica previdenciária perde os atrativos

Carreira de perícia médica previdenciária perde os atrativos diante da baixa remuneração, excessiva carga de trabalho, pouca compreensão institucional e pública do seu papel social.

A carreira criada em 2004 trouxe grande impacto na gestão de benefícios por incapacidade da Previdência Social, chegando a ser destacada como uma das melhores carreiras federais para médicos. Pouco tempo depois, tem sido vista como um pesadelo para médicos e segurados, matéria jornalística constante e pouco tem sido feito para resgatar sua credibilidade e valorização diante da imensa importância estratégica e sócio-econômica.

Hoje, a remuneração de saída (último nível) perde em muito para a remuneração de entrada (nível inicial) das carreiras fiscais, jurídicas e de gestão do Executivo. O perito médico tem uma carreira em que se aposenta recebendo menos que os novatos de inúmeras carreiras que, diferentemente dela, evoluíram em 2008 e continuam evoluindo. Mesmo a mísera gratificação que teria a receber não é paga plenamente por falta de regulamentação. Tão ou mais importante que a remuneração, o nível de violência retoma os patamares mais alarmantes, as condições de trabalho deixam muito a desejar e os grandes centros convivem com crescimento exponencial das filas que haviam sido saneadas, além da crescente banalização da fraude.

Segundo o último número da revista INSS em números, editada pela autarquia, apenas em 2011, até maio, 92 peritos médicos se aposentaram e 43 se exoneraram. Em junho, até a data de hoje (segundo o Diário Oficial da União) mais 9 se exoneraram e 14 se aposentaram. Na verdade, o número não surpreende diante dos dados de 2010 que dão conta de 151 exonerações voluntárias.

Em menos de 6 meses foram 52 exonerações voluntárias de servidores novatos, qualificados e aprovados em concurso público oneroso para os cofres públicos, o que demonstra que a carreira caminha para a UTI.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não há, no serviço público, uma carreira que sangre tanto com exonerações precoces quanto a de perito previdenciário.
De fato, de 2008 para cá, com o naufrágio remuneratório e de reestruturação da carreira, centenas de peritos deixaram o INSS.
Há que se resaltar que acredito que este quadro só pode ser revertido com uma profunda reformulação da carreira, seus objetivos e modus operandi, enfim, com uma mudança de 180 graus na carreira pericial previdenciária.
Caso contrário é ladeira abaixo indefinidamente até a extinção...

H disse...

Mas tem mesmo é que ir para a UTI. Fazendo-se um uso metafórico, para que quem "dirige" os rumos da carreira possa sentir o drama da situação,parece que desejam mesmo é que os peritos cometam o "Seppuku" para salvar o resto de honra que ainda possuem. Vivemos a situação mais humilhante das carreias federais. O ápice da humilhação e maldade, ao meu ver, é uma gratificação congelada há 3 anos. A tal gratificação, por si só, é uma excrescência. Sempre com critérios inatingíveis e com os peritos pagando por isso. Quando conseguem , a custo de sangue, reduzir as filas, o que ganham (?): gratificação congelada nos valores de quando a fila era enorme (a mesma está voltando. talvez seja isso que esperam para manter os objetivos inatingíveis) Independentemente de ter sido a única saída na época de sua negociação, hoje se posta como uma humilhação.
HÁ TRÊS ANOS, A TAL GRATIFICAÇÃO ESTÁ CONGELADA. NÃO IMPORTA QUE O PERITO FAÇA, SE DAS "TRIPAS CORAÇÃO. SUA GRATIFICAÇÃO ESTÁ CONGELADA. E SE TRABALHA MUITO, COMO NOS GRANDES CENTROS, AÍ SIM VESTE ROUPA E NARIZ DE PALHAÇO.
Tudo isso sob o olhar pouco atendo ou, quem sabe, até atento demais da ANMP. Atento mas sem ação alguma.

NÃO É POSSÍVEL UMA ASSOCIAÇÃO INERTE, IMPASSÍVEL E IMÓVEL, COMO A ANMP. O ASSUNTO É: SALÁRIO DE DIREITO.

NÃO FAZEM NADA. ENTRA DIRETORIA, SAÍ DIRETORIA, FICAMOS NA MESMA E CONTINUAM NADA FAZENDO. SE PREOCUPAM COM CONGRESSOS PÍFIOS, COM ISSO E AQUILO, SÓ MAQUIAGEM, POIS O SALÁRIO CONTINUA A MESMA HUMILHAÇÃO. E DEPOIS AINDA QUEREM SER RESPEITADOS.

DR GEILSON E DRA VIRGÍNIA: 03 ANOS DE GRATIFICAÇÃO CONGELADA, MESMO ONDE AS FILAS SÃO MÍNIMAS. ISSO É CUIDAR DA CARREIRA DA PERÍCIA E DOS PERITOS? DIZER QUE "SE EXIGE PROVIDÊNCIAS DO INSS", JÁ NÃO CONVENCE MAIS.

É POR ESSA POSTURA QUE FAZEM O QUE QUEREM DA PERÍCIA. NÃO EXISTE RESPEITO NEM DENTRO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO, QUE DIRÁ FORA.

QUEM VAI QUERER ASSUMIR UM CARGO ASSIM. QUE NEM O SALÁRIO DE DIREITO É GARANTIA DE RECEBIMENTO?

Anônimo disse...

De fato, a ANMP perdeu, há muito, a legitimidade e respeito por grande parte dos peritos.

ANMP - RIP!

H disse...

03 (três) anos com a gratificação congelada e critérios espartanos. Os administrativos sempre recebendo 100% da gratificação, com critérios "light". E a ANMP nem na justiça tem coragem de solicitar nossos direitos.

EM RESUMO: OS NOVOS PERITOS E OS ANTIGOS ESTÃO ABRINDO OS OLHOS E SAINDO. OS NOVÍSSIMOS, FICAM POR MUITO POUCO TEMPO. SÓ NÃO ENXERGA QUE SOMOS INDESEJADOS NA CASA QUEM NÃO QUER. TROUXAS COMO A TURMA DE 2005 E 2006, VAI SER DIFÍCIL ACHAR DE NOVO. MUDAMOS NOSSA VIDA ACREDITANDO NA "IMPORTÂNCIA DA CARREIRA". PAGAMOS CARO POR ISSO.

Anônimo disse...

Mesmo peritos de 2005/2006, muitos, conheço-os, estão a deixar a Previdência pois a "ficha" da ruína da carreira já caiu desde 2008.

A ANMP perdeu, completamente, o rumo de representatividade: nem mais os novos nomeados de 2010/2011 têm qualquer esperança nela, haja vista o esvaziamento associativo intenso e desinteresse na participação da ANMP.

A hecatombe da perda de bons quadros periciais vai se agravar mais e mais nos próximos 3 anos: mais de 1000 peritos antigos prontos a se aposentar, sem falar no déficit atual de mais de 1000 peritos.

Vendo os números das nomeações de 2010/2011, praticamente houve empate com a saída de quadros no mesmo período, seja por exonerações, mortes ou aposentações. Um desastre total!

Ainda assim, o INSS alardeia mais 720 APS, sem ter quem queira trabalhar na carreira pericial. APS sem perito de nada serve, é fato! É só perfumaria para bobo ver

De fato, esta carreira se tornou pesada, desinteressante, pessimamente remunerada e repelida por muitos pelo alto grau de responsabilidade e sem luz no fim do túnel.

Sem mudanças profundíssimas nos próximos anos, de fato, não haverá nenhuma esperança.

Carreira pericial - RIP

H disse...

Eu defendo que fundemos outra associação. Não confio mais nessa. 3 anos sem GDAMP , 3 anos sem ação da ANMP que sequer recorre à justiça (mas para viagens têm tempo; idem para congressos e agora para "comprar produtos a HP". MEUS COLEGAS, VCS ELEGERAM UMA DIRETORIA PARA COMPRAR PRODUTOS DA HP, COM PREÇOS MENORES? E O NOSSO SALÁRIO? E A NOSSA GRATIFICAÇÃO? ASSUNTO SECUNDÁRIO E SEM IMPORTÂNCIA? MERECIA UMA GREVE, E JUSTA) . Estou com nojo de ler "que o INSS está estudando a nova gratificação e estamos aguardando". Com o assim , cara pálida. 3 anos para estudar uma gratificação e a asscoiação ainda aguarda? O que "rola" nos bastidores? A quem a ANMP representa? Isso é muito estranho. Como os administrativos conseguem 100 % fácil, fácil da sua gratificação? O que estão estudando? Meios para que nunca alcancemos uma gratificação plena, como fizeram até hoje (e os administrativos sempre alcançam)???? Ops, fui injusto. parece a anmp recorreu à justiça. Msa alguém pediu "um voto de confiança" e rapidamente retirou o processo. Vamos fundar algo que nos represente de verdade? PERITOS,VCS ASSINAM O PAPEL DE TROUXAS AO DEIXAR ESSA ASSOCIAÇÃO ENTERRAR O SEU SALÁRIO E CARREIRA.

Eduardo Henrique: vamos fundar outra associação. nem que seja para provocar a necessidade de discussão de verdade. Chega de tentar corrigir o que não tem conserto e tem destino traçado. A falecida !

Vandeilton disse...

Com o desinteresse dos médicos em prestar concurso para perito, logo logo o INSS vai convencer a todos de que chamar os credenciados é uma questão emergencial.
.
Aí será o pico da glória de uma turma que fez de tudo para que a carreira do Perito Médico Previdenciário acabasse: INSS, CUT, mídia marrom (não toda a mídia, mas somente sua metade podre) e sindicatos trabalhistas. Há! não podemos nos esquecer dos digníssimos vereadores.
.
Será a vitória do contracenso. Da irresponsabilidade ética/fical/cultural.
Nossa carreira tombará como uma das últimas resistências ao descalabro da corrupção e imoralidade contra o cofre público e conduta imoral no funcionalismo público.
E isto tudo sem o apoio EFETIVO de nossas entidades representativas (CFM, AMB, SindMed e ANMP.
.
Digo EFEITVO porque de nada adianta congratulações e frases de apoio público, sem que daí resulte algo de concreto a nosso favor.

Anônimo disse...

Vandeilton,

Este tenebroso quadro que pintaste é o futuro da perícia, se não mudar radicalmente. Isso tudo ocorrerá se não se reestruturar!

Querem, os inimigos dela, que isto que postaste ocorra de fato nos próximos anos. Seria o ápice dos anti-perícia!

Penso que esta ANMP, desgraçamente, já foi à sepultura na AGO fraudulenta de março de 2011. Não a mais considero para mais nada. Zero completo à esquerda

Não há ninguém que nos defenda, estamos a mercê das águas bravias do mau tempo institucional e deste governo sem visão previdenciária.

Só uma profunda reestruturação da carreira pode salvá-la, se não vier logo, já era...