sábado, 5 de abril de 2014

O GLOBO INVESTIGA REALIDADE DOS CUBANOS NO BRASIL

HOTEL EXCELSIOR seria a senzala dos MÉDICOS ESCRAVOS CUBANOS em São Paulo

Reportagem no Jornal O Globo revela toda a realidade sobre os médicos cubanos: Sim eles são escravos e seus capatazes cubanos estão aqui no Brasil para vigiá-los e até mesmo ameaçar os brasileiros!



Regidos por um contrato pouco transparente com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), médicos cubanos participantes do programa Mais Médicos, do governo federal, são submetidos, logo que chegam ao Brasil, a condições que remetem às que vivem na ilha. Além dereceberem cerca de 30% do salário pago aos demais participantes do programa, eles estão sob permanente vigilância, conforme constatou O GLOBO em conversas nas últimas semanas com médicos do programa e pessoas que estão em contato direto com eles.

Na semana passada, O GLOBO se hospedou no Hotel Excelsior, do Centro de São Paulo, que serve como primeira moradia para boa parte dos médicos que chegam ao país, e constatou que a vigilância é realizada em caráter permanente. Desde o segundo semestre do ano passado, cubanos ocupam a maior parte dos quartos do hotel, localizado ao lado de um antigo cinema que foi transformado em auditório para que eles recebam aulas de português e sobre a organização do sistema de saúde brasileiro.

Até que sejam enviados para cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde, os médicos ficam confinados no hotel, tendo aulas nos períodos da manhã e da tarde. Só saem de lá quando estão na companhia de professores ou agentes do programa. Costumam estender a jornada de estudos até altas horas da noite.

— O chefe deles fica o tempo todo em cima, e eles ficam o dia todo aí. É como se fosse uma prisão, né? Já chegam sabendo qual é a regra, não são de reclamar. Parece que no país deles é tudo muito rígido também — conta uma camareira do hotel, onde atualmente estão hospedados cerca de 550 médicos.

O “chefe” a que se refere a camareira é o médico Roilder Romero Frometa. Apresentado formalmente como consultor da Opas, Frometa já se encontrou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, na condição de “representante dos médicos cubanos”. Em Cuba, ele já era influente. Em outubro de 2011, como diretor de Saúde no município de Guantánamo, foi entrevistado pelo jornal oficial do Partido Comunista na cidade. Segundo funcionários, desde o ano passado Frometa está hospedado no hotel.

Na semana passada, enquanto conversava como hóspede com os médicos, na recepção, o repórter do GLOBO foi interpelado diretamente por Frometa. Sem saber se tratar de um jornalista, o cubano quis saber o que ele havia conversado com os médicos do programa. Ao ser indagado pelo jornalista sobre qual papel desempenhava no local, Frometa tentou evitar ser fotografado e reagiu:

— Você está mexendo com coisa perigosa.

Ele não é o único a monitorar os cubanos. O vai-e-vem de pessoas dentro e fora do prédio é acompanhado também por seguranças do hotel e por pessoas que usam crachás do programa, como observou o GLOBO no período em que esteve no local. Apesar de o hotel ser privado, Opas e Ministério da Saúde tiveram acesso à ficha cadastral preenchida pelo repórter ao se hospedar.

Fonte: O Globo

5 comentários:

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Engraçado que se fosse um empresário a usar tais procedimentos, já estaria preso. Mas o governo pode...???

H disse...

Pelo que escreveu o repórter, já existe um mecanismo de eliminar/prejudicar quem pelo menos questiona a situação dos cubanos no país? Isso é grave. Será que após uma reportagem, coisa pública, dessas, o MPF fará alguma coisa? Não contra o jornalista, é claro...???
Tão engraçado...esquerda aproveita 50 anos de um golpe, apura, exige isso e aquilo, e fabrica outro muito pior , nos mesmos moldes, só que de esquerda...aí pode???

Rodrigo Santiago disse...

"Você está mexendo com coisa perigosa"

Quanta petulância! O cidadão vem de outro país, viola a soberania brasileira, intimida os brasileiros que estão exercendo legalmente a sua profissão e está tudo bem

Unknown disse...

Primeira vez que um "doutor" cubano diz alguma coisa realmente correta(" você está mexendo com coisa perigosa").
Realmente,um pseudo médico,arrogante,com licenca para matar concedida pelo governo dessa merda de país chamado Brasil é uma coisa muito perigosa.