sábado, 11 de janeiro de 2014

Alô Maria Maeno! Acorda pra Realidade!

Polícia
10/01/2014 - às 21h02 - Atualizado em 10/01/2014 - às 21h31
Pacientes ameaçam médicos para conseguirem atestado no Estado
TV Vitória 
Redação Folha Vitória

Um empresário recebeu três atestados, com datas dos dias 16 e 23 de dezembro do ano passado, e 06 de janeiro deste ano. Desconfiado ele procurou saber no hospital, que fica na Praia da Costa, em Vila Velha, se o funcionário foi consultado na unidade. Após a confirmação da fraude ele decidiu procurar a polícia.

Alguns casos vão além de uma falsificação. Um clínico geral conta que é ameaçado com frequência quando avalia desnecessária a licença médica. Ele revelou que já teve até uma arma apontada em sua direção.

“A pessoa chega com arma e fala que quer o atestado. Você tenta acalmar a pessoa, mas elas acabam jogando coisas em você e nos ameaçam”, conta o médico.

No hospital onde o médico atende, um cartaz avisa aos pacientes que apenas os casos comprovados de incapacidade para o trabalho os profissionais vão emitir o atestado. O informativo diz ainda que em alguns atendimentos apenas uma declaração dizendo que a pessoa foi consultada é entregue. No final do texto é informado que atestado indevido é crime. Mesmo assim, muitos não respeitam.

Segundo o código dos médicos, não pode ter câmeras instaladas dentro dos consultórios para preservar a imagem do paciente. Quando os profissionais são agredidos contam com testemunhos de outros funcionários. Segundo o Sindicato da categoria, o problema tem aumentado nos últimos anos. 

Para se ter uma ideia do problema, no início deste ano, um clínico foi agredido e ameaçado em uma unidade de Carapina Grande, na Serra. O caso foi parar na policia.

Nenhum comentário: