segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

GERENTE EXECUTIVO DE PORTO ALEGRE MENTE PARA O MPF E PODE SE COMPLICAR

No mais recente capítulo da guerra do INSS contra os peritos médicos no Sul, o atual Gerente-Executivo foi chamado pelo Ministério Público Federal para explicar as acusações dos peritos médicos de irregularidades na mudança do SST e da falta de condições de trabalho nas agências indicadas para substituir a BI Porto Alegre, atual Partenon.

Na resposta encaminhada ao MPF (clique aqui), o Gerente Executivo, Haidson Brizola, sustenta que:

1 - Os peritos médicos de Porto Alegre não procuraram a gerência-executiva para discutir a transformação da APS BI em APS comum.
2 - O desmonte da APS BI iria levar os serviços previdenciários para mais perto da população.
3 - As APS BI eram "provisórias", para "abrigar os concursados" e que após anos de expansão, o INSS pode "espalhar os peritos" para perto do povo.
4 - Não há problemas de infra-estrutura nas APS de Porto Alegre
5 - Não há problemas de segurança nas APS de Porto Alegre
6 - A mudança do SST seguiu o Regimento Interno do INSS e que escolheu um administrativo porque os médicos não quiseram ocupar o cargo.

São 06 (SEIS) grandes mentiras relatadas ao MPF por parte do Gerente-Executivo de Porto Alegre:

MENTIRA Número 01:

É patética a tentativa de dizer que o processo de desmonte da APS BI Porto Alegre foi pacífica e sem reclamações dos peritos médicos locais, que não teriam "procurado a gerência" para conversar. De fato desde 2012 os peritos vem procurando a Gerência por conta primeiro dos boatos e depois da concretização dos fatos. A própria manifestação do MPF se dá em sede de denúncia dos peritos, diante do silêncio da GEx Porto Alegre, conforme notícia recente do SIMERS (clique aqui).

MENTIRA Número 02:

Este blog já provou, em 2012, a mentira da argumentação de que o desmonte da BI Porto Alegre iria levar os peritos "mais para perto". Pelo contrário, usando mapas e dados geográficos provamos que as populações dos bairros periféricos teriam que andar MAIS para alcançar as agências do centro. Releiam aqui: http://www.perito.med.br/2012/07/gerente-de-porto-alegre-nao-tem-razao.html

MENTIRA Número 03:

Esse argumento de que as APS BI eram "provisórias" devido ao "grande contingente" de peritos em 2006 mas que agora daria para espalhar pois mais agências foram feitas é de uma calhordice ímpar, e foi usada aqui em São Paulo também. Primeiro que as APS BI jamais foram provisórias, eram um Projeto de Estado do Governo Lula, desmontado pelo Governo Dilma.

A própria previdência desmente isso em seu site, quando do anúncio da inauguração das APS BI país afora (clique aqui). As APS BI são chamadas de "estratégicas". Não há referência nenhuma a algo temporário. Nestes links vemos o Presidente Lula inaugurando a APS BI São Paulo (clique aqui, aqui, aqui e aqui - discurso de inauguração). Não há uma palavra que corrobore a atual versão do INSS e do Gerente gaúcho. Além do mais, não foi construída UMA única APS em Porto Alegre após a BI.

MENTIRA Número 04:

Nenhuma das agências de Porto Alegre, execto a BI Partenon, possui condições de atendimento para o cidadão e de trabalho para os servidores. Este chocante relatório de vistoria do CREMERS na APS Petrópolis (clique aqui) mostra a realidade dos prédios podres e sem nenhuma estrutura que o INSS aluga no Sul, enquanto esvazia um imóvel próprio, o único apto para uso.

MENTIRA Número 05:

O Relatório do CREMERS (clique aqui) desnudou a farsa da segurança nas APS de Porto Alegre. Na vistoria, após conseguirem tocar o alerta (com muito custo, diga-se de passagem) os seguranças ficaram parados, sem saber o que fazer. A rota de fuga dá para o saguão comum de espera, transformando-a em uma verdadeira arapuca ao servidor ameaçado.

MENTIRA Número 06:

Este blog já mostrou que o Gerente Executivo de Porto Alegre, com a conivência da DIRSAT, descumpriu o regimento ao nomear um administrativo sem a anuência de Brasília e apenas quando denunciada procurou a Direção Central para tentar maquiar a autorização, no que esse blog considera uma verdadeira tentativa de fraude processual. Os emails reveladores foram expostos nesta matéria: http://www.perito.med.br/2013/12/que-vergonha-dirsat-diretor-carneiro-e.html . Além disso, a carta abaixo datada de julho de 2013, encaminhada pelos peritos ao Gerente, desmonta a tese de que os mesmos não quiseram assumir e de que não estavam conversando com a Gerência.




















Diante de tantas mentiras públicas, mentiras documentadas, só resta agora aos peritos de Porto Alegre denunciarem esses fatos ao próprio MPF e à CGU e eventualmente acionarem a Justiça por improbidade administrativa contra o Gerente Haidson, por mentir ao MPF e por desmontar um serviço em prédio próprio para espalhar em prédios alugados e podres. A quem interessa esse desperdício de dinheiro?

Nenhum comentário: