segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BPC LOAS JÁ SUPERA AUXÍLIO-DOENÇA EM PAGAMENTOS.

O Governo Federal já gasta desde 2012 mais dinheiro com o Benefício de Prestação Continuada - BPC LOAS, do que com todos os pagamentos de auxílio-doença (exclusos aposentadorias por invalidez).

Em 2013 o Brasil gastou aproximadamente 31,5 bilhões de reais com pagamento de benefícios de prestação continuada a cerca de 4 milhões de pessoas, 55% para BPC em pessoas com deficiências e 45% em BPC para idosos.

Já com todas as formas de auxílio-doença (auxílio doença previdenciário/acidentário auxílio-acidente, exceto invalidez permanente) o gasto foi cerca de 22 bilhões de reais para cerca de 1.9 milhões de pessoas.

Se colocado na conta as aposentadorias por invalidez, que consumiram cerca de 32 bilhões de reais para pagamentos a cerca de 3 milhões de pessoas, o governo gastou somente em pagamentos, fora custo operacional, cerca de 85 bilhões de reais em pagamentos para 8.9 milhões de pessoas consideradas incapazes ao trabalho e/ou ao próprio sustento. Dados dos sistemas corporativos do INSS.

Lembrando que o INSS apenas operacionaliza o BPC LOAS, mas quem paga é outro ministério, mas no fim vem tudo do mesmo lugar, os nossos impostos. 

Nenhum comentário: