segunda-feira, 2 de julho de 2012

O TRAUMATISMO CRANIANO MAIS GRAVE DA HISTÓRIA DO BRASIL - SOMENTE NO INSS PARA ACONTECER...

Um dos momentos mais impactantes da reunião de quinta-feira entre o Presidente do INSS e os peritos médicos do RS foi quando a superintendente regional da Região Sul, recém nomeada, teve que responder à uma eterna pergunta dos peritos sobre os motivos de terem sido destinadas tão poucas vagas para a Gerência de Porto Alegre mesmo com a perda de 41% dos quadros locais nos últimos anos, muitos motivados por aposentadorias já sabidas da superintendência.

Para surpresa de todos, a superintendente contou uma história que chegou aos ouvidos dela de que a antiga superintendente, personagem recorrente desse blog, teria sofrido um acidente traumático crânio-cervical na época em que se montava o edital do concurso de 2010 e devido aos problemas gerados pelo tratamento ela teria "esquecido" de informar ao INSS da necessidade de vagas em Porto Alegre.

Isso mesmo, leitores. Ela teria esquecido de informar a necessidade de vagas à BSB.

Dai surgem algumas palpitantes perguntas:

a) Por que apenas Porto Alegre foi esquecida?
b) O que fazia a sua substituta durante o período de afastamento da titular?
c) Não existem diretorias em Brasília que em tese detectariam a falha da superintendente?
d) Por que nos concursos seguintes Porto Alegre continuou sendo esquecida? Teria ficado alguma sequela traumática do evento? Algum tipo de trauma que a fez esquecer que Porto Alegre existia?
e) Onde estava o Sistema de Monitoramento e os sistemas de gestão que não detectaram o esvaziamento de Porto Alegre e a não reposição dos quadros?
f) O esquecimento de Porto Alegre seria, talvez, a uma rixa existente entre a superintendente antiga e a gerente executiva de lá, vista como possível ameaça a sua posição?
g) Não seria o caso de se fazer uma Ressonância Magnética na ex-superintendente e ver qual é a área atingida que só a fez esquecer de Porto Alegre? Poderíamos batizar essa região cerebral como "Área  Cerebral Farroupilha"?

De fato esse acidente gerou o trauma crânio-cervical mais grave da história do país, pois vitimou a superintendente e 75.000 chefes de família que estão nesse momento na fila de represamento do INSS apenas no RS devido ao colapso do atendimento pericial subsequente a esses eventos. Como dói até hoje esse acidente...

Bom, se alguém ainda tinha dúvidas da incapacidade gerencial de que sofre o INSS... E depois querem correr atrás do prejuízo culpando os médicos pela mídia e exigindo "mais esforço" como se o máximo já não fosse sendo feito.

Mas não culpemos a antiga superintendente. Afinal de contas, jabuti não sobe árvore sozinho. E ela foi muito bem "punida" pelo INSS: Após sua destituição, que só ocorreu recentemente, foi agraciada com uma viagem paga à Espanha para estudar os modelos previdenciários de lá, um país que está nas manchetes mundiais diariamente pela forma "proba e responsável" pelo qual administrou seu orçamento nos últimos anos. Quem sabe não leva aos espanhóis a sua experiência em colapsar o INSS no Sul do país?

3 comentários:

Rodrigo Santiago disse...

Isto é uma afronta, uma zombaria "na maior moral e tranquilidade" da cara dos peritos e da sociedade brasileira - porque sabe que pode dar a explicação mais fajuta que quiser que não vai sofrer nenhuma reprimenda ou punição.

Enquanto os peritos não podem ir sequer ao banheiro que o big brother avisa

Fernando Ebling Guimarães disse...

a ameaça não foi velada, foi explícita, na verdade foi um ato falho, caiu em si e logo após se retratou, dizendo que em hipótese alguma havia proferido ameaça, sei, eu estava lá, ouvi e questionei.

Luciana Coiro disse...

Foi um momento de descuido em que deixou escorregar pelo ombro a "pele de cordeiro" que estava vestindo...