segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PERITO.MED PERGUNTA: QUEM É O PALHAÇO?




Começamos 2012 com mais uma Enquete Perito.Med!!




A enquete de hoje é:



1)Considerando que nos últimos 24 meses foram emitidas pela Diretoria de Saúde do Trabalhador do INSS 03 (três) determinações escritas para que pelo menos 70% dos peritos tenham agendas abertas para marcação diária em APS e que quando a fila na Gerência estiver maior que 15 dias TODOS os peritos tenham pelo menos parte de sua carga horária em agendas diárias de perícias;


2) Considerando que essas determinações tem sido usadas pelo INSS para celebrar acordos de conciliação que impedem a execução de ações judiciais movidas pelo MPF e pela DPU no intuito de autorizar pagamentos de benefícios sem perícia quando a mesma for marcada para além de 30 dias do requerimento pelo cidadão.


3) Mas observando que essas determinações tem sido DESCUMPRIDAS TODOS OS DIAS, ou melhor dizendo, JAMAIS FORAM CUMPRIDAS na grande maioria das gerências executivas, tendo como prova os índices do www-sala (A Região Sul, por exemplo, onde recentemente foi celebrado acordo entre a DPU e o INSS, menos de 60% dos peritos, dos POUCOS peritos restantes, está aberta para marcação).



- Considerando tudo isso acima, perguntamos: QUEM É O PALHAÇO NESSA HISTÓRIA?



a) Os peritos da linha de frente, que acreditam que esses memorandos são para serem cumpridos.


b) A Diretora de Saúde do Trabalhador, que manda e ninguém cumpre.


c) Os segurados, que ficam a ver navios sem perícia e sem decisão judicial favorável.

d) A Justiça federal e os órgãos de vigilância da sociedade, como a DPU e o MPF, que ainda acreditam nesses acordos que o INSS celebra.


e) É tudo jogo de cena e os peritos da linha de frente e os segurados ficam chupando dedo enquanto os outros saem bonito na foto pro jornal.

Um comentário:

Snowden disse...

O maior problema do governo é no Sul! Mesmo que os peritos fizessem 200% de atendimentos e todos fazendo somente perícia, mesmo assim, seria insuficiente acabar com a fila ou reduzir para 15 dias ou menos o tempo de espera! O ideal pro governo seria desmembrar INSS do Sul do restante do país, ai dar aumento salarial e remuneração por subsidio tornando a carreira atraente, ai resolveria o problema!