quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FALTA DE PERITOS PREJUDICA A POPULAÇÃO - APS inaugurada, mas sem médico não funciona

Perícia Médica e Benefícios Assistenciais não estão disponíveis na Agência do INSS de Imbituva

Gerente regional do INSS de Ponta Grossa, Nilzete Aparecida de Paula Pechinichi, diz que problema acontece devido à falta de profissionais para prestar estes tipos de serviços na agência

Rodrigo Zub

Uma ouvinte da Najuá entrou em contato com nossa equipe de reportagem durante esta semana relatando que a agência da Previdência Social de Imbituva, não estaria funcionando. Fomos em busca das informações e conversamos com a gerente regional do INSS- Ponta Grossa, Nilzete Aparecida de Paula Pechinichi que esclareceu a situação. Segundo Pechinichi, os únicos serviços que não estão disponíveis são os setores de perícia médica e benefício assistencial, devido à falta de funcionários para atender à população.

“Nós não temos o atendimento de médico perito, porque nós estamos com um quadro reduzido de médicos. Neste caso, os segurados que dependem da perícia médica agendam para uma agência mais próxima onde serão atendidos”, informou a gerente.

Lembrando que a Agência da Previdência Social de Imbituva foi inaugurada no dia 19 de setembro, em solenidade que contou com as presenças do deputado federal, João Arruda (PMDB-PR), do presidente INSS, Mauro Luciano Hauschild e da gerente regional do INSS - Ponta Grossa, Nilzete Aparecida de Paula Pechinichi.

De acordo com ela, outra área que necessita de uma atenção especial em Imbituva, é a assistência social, pois não há nenhum profissional para prestar este tipo de serviço na agência. Com isso, as pessoas que buscam o benefício assistencial também precisam se deslocar para outras agências do INSS da região.

Pechinichi ressaltou que todos os outros serviços disponíveis na agência estão funcionando regularmente, como é o caso das aposentadorias, seja por tempo de serviço, idade e contribuição, pensões por morte, benefícios que os segurados podem verificar tempo de contribuição, salário maternidade e solicitação de cópia de processo. “Todos estes serviços são oferecidos na agência. Nós orientamos os segurados do município de Imbituva que precisarem de atendimento agendem o seu serviço pela internet ou telefone 135 estando de posse de sua identidade, do CPF e do número do seu cartão de PIS ou PASEP ou Unit que é o número do carne de contribuição”, explicou a gerente.
(continua)

Um comentário:

HSaraivaXavier disse...

Mas é essa exatamente a sensacao que se tem quando se inaugura um APS sem Medico. Um vazio funebre como se ela nao existisse comprovando os numeros exaustivamente apresentados: a pericia responde por 70% do trabalho da APS.