quarta-feira, 6 de julho de 2011

São João da Boa Vista discute implantação do novo modelo de perícia médica

Baixe o Adobe Flash Player

7 comentários:

Patrícia disse...

Gostaria de em primeiro lugar elogiar os moderadores desse blog, que resgata de alguma forma a dignidade da classe pericial.É um farol nesse mar de iniquidade e desrepeito.Obrigada colegas pelos comentários inteligentes, tenho orgulho de pertencer a uma classe tão batalhadora, pensante e comprometida com o erário.Jesus já preconizava: " dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", elegendo a justiça como bem maior a ser alcançado: " bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados".Outro dia conversando com uma daquelas pessoas que têm poder dentro da Previdência, ela me disse que tudo que eu estava falando era "frescura" e que o perito médico era como um servidor qualquer.Naquele momento, eu me situei bem onde estava.Lembrei que nessa minha mais de uma década de exercício da Medicina, milhares de pacientes atendidos, centenas de segurados periciados, eu jamais sequer pensei "esse é igual a um segurado/paciente qualquer".Meu Deus,um técnico previdenciário não é igual a um servidor qualquer, uma ASG não é igual a um servidor qualquer.Todos somos pessoas diferentes umas das outras, quando eu só vejo a massa indistinta,eu desrespeito todos.Acho que ela não incorporou o conceito de equidade.Não tenho vontade de conversar ,nem de me dirigir a ela.Não acredito, que se cada setor for visto como peculiar em suas necessidades e atividades, a instituição vá para frente.Esse discurso massificante tem " construído" esse fracasso que é a saude brasileira ( o usuário está extremamente insatisfeito, os profissionais de saúde oprimidos e deprimidos numa maré que faz infeliz milhões de famílias).Olho com profundo respeito para todos os que trabalham comigo, tentando propiciar o melhor clima de trabalho possível, tenho formação em Medicina do Trabalho,entendo o assédio moral como um dos piores males/covardia que possa existir.Esse discurso institucional lamentavelmente estimula a inveja, o despeito e o ódio em relação aos peritos.Se não há apoio dentro do INSS, então não haverá reconhecimento pela sociedade, a Justiça nos fará de palhaços e os próprios colegas irão nos enxergar como párias.Acredito que construiremos dias melhores para futuro, não nos dobrando hoje.Compartilho com os colegas a busca pela sabedoria que algo superior à bondade e à inteligências.Abraços.

Francisco Cardoso disse...

Patrícia, boa noite, por favor entre em contato com o email deste blog e nos diga de qual GEx vc é, gostei do seu comentário, um abraço!

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Welcome to the hell Patrícia. Quem te disse isso é um resumo da grande maioria interna que tem ódio de médico pois não quer subir por esforço e sim puxando os outros para baixo. Eu ja presenciei reunião de APS onde o chefe fez questão de dizer: "médico é tudo uma merda. Um bando de FDP". E todos deram risadas (administrativos)...até me verem na porta. Desse dia em diante, quando se me pediam para atender às suas necessidades particulares, eu dizia: "Vá ao banheiro, sente-se no "vaso" e ao final, se conseguir, converse com o médico que vcs merece". E pronto ! Antes, eu era o mais bem intencionado e prestativo dos médicos com todos de lá. Até ser humilhado diversas vezes e aprender. Quem quiser atendimento que procure o SUS, o seu plano ou pague do próprio bolso para aprender como dá trabalho conversar com "merda".

Patrícia disse...

Desculpe-me o desabafo, hoje não foi um dia bom na Perícia: logo de manhã soube que um colega da minha gerência levou uma "surra"( empurrado e chutado como um cachorro vadio) na calçada de um hospital onde foi realizar uma perícia hospitalar, ao que tudo indica por um familiar de uma segurada;ao chegar na agência onde fui trabalhar ( não é minha lotação)encontro papéis em cima da mesa, pensando que me diziam respeito , lio-os,eram a descrição do salário de um colega em licença médica e a informação de que seriam descontados R$ 24,00 por 1 hora não compensada, achei humilhante e uma exposição desnecessária ( detalhe: o colega quando em atividade ,toda semana sai da sua APS de lotação , atende em outra e abre mão da diária)e por fim solicitei ao gerente que por gentileza bloqueiasse o meu último horário já que 30 minutos antes da minha saida chegou uma perícia judicial e eu ainda tinha uma perícia domiciliar em uma outra cidade ( 30 Km em média de distãncia)para realizar, mas "não foi possível", resultado: mais uma vez fiquei sem almoço.Tenho consciência que não trabalho para o INSS e sim para o povo, ainda que esse mesmo "povo" as vezes queira demonizar o perito, não entendendo que aquele mesmo segurado que entra quase desmaiando na agência por causa de um cisto renal ( achado ultrassonográfico), vai pegar a moto e virar tranquilamente a esquina.Enquanto isso, só há sorrisos no site da ANMP...

Anônimo disse...

ANMP = entidade já morta, falta enterrar...

ANMP - RIP

Sandra disse...

É , nossa situação está cada dia pior mesmo. O que me pergunto é: onde iremos parar ??? Será que já não está na hora d edarmos um basta nisso tudo? simplesmente nos valorizarmos, cruzar os braços e não atendermos a mais nehum plano de saúde.Só particular.No SUS, consultas dignas, com o tempo que julgarmos necessário,sem a corerria habitual. Deixemos a fila dobrar a esquina,ora. Que o hospital contratre mais profissionais. Chega de cobrir buracos. Quem está se ferindo somos nós mesmos...