quinta-feira, 28 de abril de 2011

E O PRECONCEITO CONTRA O PERITO?

O PRECONCEITO E A PERÍCIA MÉDICA

A palavra preconceito vem do latim praeconceptu que significaria ter sido concebido ou gerado antes do conhecimento de fatos que pudessem contestá-lo. É a precipitação do juízo. É o uso do comum em desfavor do raro. É a lógica da mentira usada em desserviço do ilógico da verdade. A palavra perícia tem sua origem também do latim peritia, que em sua essência define-se como experiência adquirida, conhecimento, habilidade, saber. A Perícia é a melhor forma de vencer qualquer preconceito. O Preconceito conta dedos ao nariz. A Perícia enxerga do mirante. O Preconceito é precipitado, o reverso da Perícia, a cautelosa. O Preconceito corre para a regra geral, à Perícia interessa a exceção. No Preconceito, poucos casos formam uma nova regra. Na Perícia, muitas exceções não fazem regra alguma. São imiscíveis como água e óleo. A Perícia com o Preconceito e o Preconceito com a Perícia são as piores desonestidades possíveis.

O Preconceito é muito mais complexo do que somente ter aversão. É não fundamentar opinião. Não é somente rejeitar. A diferença entre o preconceito e a rejeição, é que no primeiro não há julgamento pela nossa consciência. Não esta consciência que nos mantém acordados. Falo da consciência que liberta. A consciência que pune o homem de bem. A consciência sem a qual não há moralidade alguma.

VÍTIMAS PRECONCEITUOSAS

Uma frase do presidente da CUT no seu artigo de hoje me chamou atenção:
“Um preconceito predominante há décadas no INSS, o de que o trabalhador é um fraudador que simula doenças para obter benefícios.”

No mesmo texto pode-se ler:
“Os peritos também têm se oposto à outra medida do Ministério, a de reconhecer a validade do laudo de médicos assistentes. Conjugada com a liberdade de o paciente passar pela consulta com um acompanhante, a possibilidade de um médico assistente tomar decisões amplia as chances de humanização no atendimento do INSS – humanização compreendida como justiça e dignidade no trato e como acerto no diagnóstico.”

“E, apesar de o próprio Ministério da Previdência Social ter decidido, recentemente, que os pacientes que procuram o INSS podem passar pela consulta com a presença de acompanhante, os peritos médicos tem se recusado a cumprir a norma. Os peritos médicos têm se recusado a cumprir a norma. Inclusive como corporação, através de sua entidade nacional, os peritos pronunciaram-se contra essa medida do ministério.”

Observe as sucessivas generalizações do sindicalista descuidado.
Sempre existe o genérico de “Os Peritos”.
E quem é mais vítima do Preconceito?

SENTINDO NA PELE - O PRECONCEITO DE SER PERITO

Outro dia estava atendendo na NATAL SUL e ao fim da Perícia Médica uma segurada confessou-me: "Estou impressionada!". “Porque Senhora?” disse imediatamente. “Doutor é que me disseram que a Perícia era algo terrível! Mas pelo contrário, eu gostei” disse ela. Noutro uma segurada entrou chorando. Perguntei “Por que choras?”. “É porque eu sei que você vai cortar meu benefício.” Completou tremendo. Uma outra segurada, sentada ao lado na espera, garantiu que aconteceria porque tivera o seu cessado há um mês atrás. E não é só isso, o pior está por vir.

A minha secretária particular, ontem, me contou uma curiosa história ao retornar de suas férias na sua cidade natal. Disse que passou horas tentando convencer a vizinha da sua mãe que trabalhava para um perito do INSS. E o mais grave, que eu era um bom cidadão e um ótimo patrão há oito anos. Ensimesmada, a vizinha, não acreditava porque tinha certeza que eu teria cessado o benefício da sua tia com 76 anos de idade. "Não pode ser a mesma pessoa!" teria dito ela.

Para coroar a aventura da semana, durante um plantão, disseram que todos os peritos tinham dupla personalidade noutro ambiente de trabalho – outro colega perito trabalhava no mesmo hospital. Que eram ótimos profissionais na assistência, mas na perícia médica não eram mais “gente boa”. Quando passavam nas portas do INSS baixava um espírito pedante e autoritário. E claro, não pode deixar de ouvir aquela piadinha: “Doutor seu defeito é que você é perito do INSS”.

Não quero aqui ser vítima de nada – não faz parte da minha psique. Estou no caminho porque escolhi lutar (e trabalhar) na perícia médica. Estou porque tenho esperança de dias melhores. Não posso, entretanto, aceitar que sou preconceituoso toda vez que assino uma decisão contrária. A minha decisão é racional. É fruto da minha análise técnica do caso específico. Do meu conhecimento e da minha experiência – sim, também é importante - não de um achismo. Eu tenho formação superior naquilo que falo.

Eu, que faço perícias, luto diuturnamente contra os meus preconceitos como perito do INSS. Sei que Preconceito e Perícia são incompatíveis. E luto para afastar de mim qualquer decisão instantânea – sim por vezes é difícil provar que casos que parecem óbvios não seguem à exceção. Não é fácil atender um segurado com histórico de agressividade aos colegas. Não é fácil contrariar pareceres anteriores. O preconceito é o maior dos inimigos do perito médico. Será que o Presidente da CUT luta contra os seus preconceitos?

SERÁ QUE NÃO?

Será que não estaria havendo um excesso por parte da CUT?
Será que não há peritos que se importam com acidentes de trabalho?
Será que não existem segurados fraudadores?
Será que não estão sendo preconceituosos?
Será que não há interesse dos peritos pela ética?
Protocolos de tempo de afastamento são úteis?
Há como avaliar humanização em Perícia Médica?
O que é humanização em Perícia Médica? Dar benefícios?
Há algum caso de perícia "humana" com indeferimento?
Interessa a CUT acabar com a perícia médica?

Frase oportuna:
"Triste Época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito"
Albert Einstein

Boa Noite

Um comentário:

H disse...

Não é problema de representação coisa nenhuma. Claro que o presidente da associação é um antipático. Mas ele é um só. O negócio é que todos querem meter a mão no dinheiro, todos têm direito e todos reclamam quando não conseguem. O deputado ganha seus votos fazendo demagogia, a casa evita problemas políticos e garante seus acordos e as brigas pessoais dentro da associação , agora é claro, estão acima da verdade e da categoria (sempre na mesma tecla, ajudando a empurrar para baixo o que já está complicado, ao invés de se movimentar e conseguir apoio para projetos que mostrarão quem tem valor de verdade). Antes era uma farra. Medicos credenciados se enriquecendo e espertões ganhando renda extra. Alguém sabe de algum credenciado que foi punido por laudos "fracos"? Agora querem punir peritos mesmo que inocentes. Perito ruim tem nome e endereço. Mas é uma parcela. Mas perito ruim mesmo é o que nega (não importa se com fundamento ou não). Alguém já ouviu réu agradecer ao juíz por ser condenado a 30 anos de prisão? Algo assim: "obrigado meretíssimo, que pena justa. Vou satisféito com seu julgamento". Que liberem essa %$%#%#%$ de dinheiro e benefício, para quem quiser. Pssa no caixa e pega. Azar da sociedade que apoia isso. A desgraça é destino certo da casa. Demagogia e desonestidade deveriam ter limite...mas não têm... ACABEM LOGO COM A PERÍCIA A ASSUMAM QUE NÃO SABER, NÃO QUEREM E NÃO SE IMPORTAM EM NÃO GERIR O DIREITO DE TODOS, E NÃO SÓ DE ALGUNS. ACABEM COM ESSA %¨$%$%#¨ DE VEZ. DECRETEM, POR LEI OU DECRETO MESMO, O FIM DA PERÍCIA DO INSS. JÁ ESTAMOS FARTOS DESSAS ACUSAÇÕES HIPÓCRITAS, DAS AGRESSÕES, DA IMORALIDADE, DA LEI DE GERSON. PEGUEM TUDO E TORREM. CHEGA !!!! %%#¨#¨#¨%#¨%#¨%#¨$ !!!!!!!!