quarta-feira, 4 de junho de 2014

SOBRE CESARIANAS - PARTE 2

O texto deste blog intitulado "Deixem as cesarianas em paz" publicado recentemente, um desabafo sobre as falácias envolvendo as mentiras do Ministério da Saúde, Fiocruz e demais sobre parto humanizado, cesarianas e afins, teve enorme repercussão na internet e virou meme no facebook. Este blog também se presta à defesa da medicina e da verdade e por isso nos orgulhamos de levantar o debate sobre o que de fato existe por trás das mentiras sobre a "humanização do parto" defendida como uma verdade pela sociedade politicamente correta nos últimos 30 anos.

Por isso agora trazemos alguns dados para pensarmos sobre o tema. Dizem os críticos que cesarianas fazem mal aos humanos, que é um método "desumano" que gera mortes. Será?

Gráfico 1 - Enquanto as cesarianas crescem no Brasil....


 
Gráfico 2 - As taxas de mortalidade materna desabam....


Gráfico 3 - Olha que engraçado, a mortalidade perinatal também desabou...


Será mera coincidência?

Vamos ver em outro lugar, que tal a África?

Gráfico 4 - Taxa de Cesarianas nos países africanos:
 
Humm.. Chade, Burkina Faso, Níger, Etiópia e Madagascar com as piores taxas de cesareanas...
 
Gráfico 5 - taxa de mortalidade materna na África
 
 
Onde morrem mais mães? Ora ora, olá de novo, Chade... e Niger, e Nigéria... Os países onde menos se praticam cesarianas também apresentam as maiores taxas de mortalidade materna na África.

E a Europa? Várias Doulas escreveram aqui dizendo que nos países desenvolvidos as taxas de cesarianas são baixíssimas. Será?

Gráfico 6 - Taxas de Cesarianas nos países da OCDE e alguns outros (2009 e evolução 2000-2009)

Somente a Holanda apresenta taxa de cesariana abaixo do "índice de 15%" da OMS. TODOS os demais países da OCDE apresentam taxas de cesarianas acima de 15% e em praticamente todos essas taxas estão CRESCENDO significativamente na última década, com exceção da Islândia. Reparem que apenas os países em desenvolvimento (Brasil, China, África do Sul, Rùssia e Turquia) apresentam taxas de cesarianas estáveis na última década. Todos os países ditos desenvolvidos apresentaram elevação da taxa. A média dos países da OCDE é de 25% de cesarianas, e subindo a 3.2% por década.

 
Não há prova definitiva da relação entre cesariana e queda da mortalidade materno-intantil. Mas sabemos que com a introdução das modernas técnicas obstétricas, morte materna e infantil, extremamente comuns antigamente, viraram eventos raros e notifiáaveis ao CVE local.
 
Afirmar isso é mais honesto que pegar um protocolo de entrevista populacional, chamar de estudo, tirar conclusões para o qual o protocolo não foi desenhado e sair na mídia criticando obstetrícia e cesariana com claro efeito de promover política do governo (Rede Cegonha=Parto em casa) e profissionais paramédicos no comando dessa cadeia.

Um comentário:

Ighenry disse...

Está provado e não tem paramédico que argumente contra!