quarta-feira, 18 de junho de 2014

Atestado Médico - Problema Social 2

Polícia Civil instaura inquérito sobre atestados falsos em Sorocaba
Por G1 | Para: CBN Foz

Atestados dos médicos são do Conjunto Hospitalar
de Sorocaba (Reprodução/TV TEM)

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar supostas irregularidades de médicos que atendem em uma Unidade Pré-Hospitalar de Sorocaba (SP). O inquérito foi instaurado por determinação do Ministério Público (MP) após uma denúncia feita pela Corregedoria Geral do município sobre 12 médicos da UPH Zona Norte que apresentaram atestados falsos para justificar faltas em novembro de 2013.

Segundo o delegado do 8º Distrito Policial de Sorocaba, Maurício Orfali, o corregedor-geral da Prefeitura, Gustavo Barata, foi ouvido nesta terça-feira (17). Outros depoimentos de envolvidos estão sendo agendados. Não há prazo para finalizar o inquérito. Após isso, o caso deve ser enviado ao Fórum de Sorocaba, que decidirá sobre a abertura de processo criminal contra os médicos.

O caso
No fim do ano passado, representantes da Corregedoria do Município fizeram uma visita à unidade de saúde e suspeitaram do excesso de atestados apresentados entre os dias 1º e 21 de novembro daquele ano. Todos os atestados eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

O próprio CHS afirmou aos representantes da Corregedoria que nenhum dos médicos envolvidos na investigação passou por atendimento naquela unidade e no período citado.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público, ao Conselho Regional de Medicina e à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura. A pena prevista para os médicos, que continuam trabalhando normalmente, é a exoneração. A UPH Zona Norte atende, em média, 600 pessoas por dia, com seis médicos por turno.

Na época, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba informou em nota que não há registro de atendimento aos profissionais de saúde que estão sendo investigados pela Prefeitura. O CHS já encaminhou o caso para o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) para que as irregularidades sejam apuradas em conjunto.

Nenhum comentário: