domingo, 26 de janeiro de 2014

"PLANOS DO INSS" PARA COMBATER ROMBO É FACTÓIDE. SEQUER PERTENCE AO INSS O EXEMPLO USADO NA MATÉRIA DO "ESTADÃO".

Deu o que falar a matéria do Estadão dessa semana sobre o rombo histórico da Previdência Social em 2013 (valeu, Gabas!) e mais ainda uma reportagem onde o INSS anunciava um "plano de contenção" do déficit baseado na reabilitação profissional dos segurados afastados, citando fontes do governo, grupo interministerial e até mesmo um exemplo bem sucedido em Piracicaba. (Leia matéria aqui).


A matéria gerou ampla repercussão nas redes sociais e foi comentada em outros meios jornalísticos de circulação nacional como o Jornal "Extra" do Rio de Janeiro (Leia matéria aqui).



Só que as medidas anunciadas na suposta entrevista do Secretário de Políticas do MPS Leonardo Rolim são completamente factóides, não há nenhum plano de governo em curso para corrigir o déficit baseado em reabilitação profissional.


O tal Grupo interministerial é o portariado pela PT MPS/MS/MTE/MP 323/2011, que como podem ver, já estourou o prazo de entrega do relatório há mais de um ano e foi tão remendado que precisou ser prorrogado para dezembro de 2014 dada a frequente mudança dos participantes pela instabilidade dos cargos comissionados que é comum neste país. A cada pessoa nova que entra, volta tudo à estaca zero. Para saberem a eficiência desses GT do executivo, releiam essa matéria de 2012 (clique aqui). Já vão 4 anos do grupo de trabalho interministerial da isenção de carência, e....

A tal experiência citada em Piracicaba não é do INSS, o médico responsável (Rubens Cenci Motta) sequer é perito médico. Trata-se de uma experiência local com servidores municipais, não há base de comparação para o perfil de segurados do INSS. Uma coisa é tratar um grupo específico de ocupação, todos vinculados ao mesmo empregador. Outra é tratar todas as milhares formas de ocupação, com todas as milhões de empresas das mais diversas formas e sob todas formas de condição trabalhista (do desemprego ao dono de empresa, passando pelo autônomo,celetista, etc).


Em 17 de abril de 2013 esse colega deu uma palestra em uma Oficina da inútil Fundacentro com o título: "Absenteísmo e Readaptação - Conceitos da prática diária com base na formação de pós-graduação multidisciplinar em uma Secretaria Municipal de Administração –SEMADPrefeitura
do Município de Piracicaba e Universidade Camilo Castelo Branco, coordenado pelo professor Rubens Cenci Motta." (Site da inútil Fundacentro - clique aqui)


O novo modelo de perícia propagandeado pelo INSS está tão atrasado e inacabado que sequer podemos dizer que saiu do papel. Ele SEQUER FOI PARA O PAPEL. Continua preso na intricada e tormentada mente do Diretor de Saúde do Trabalhador. Porém uma experiência similar, conduzido pelo mesmo operador então na prefeitura de São Paulo em 2004, quase impediu o ano letivo escolar daquele município (clique aqui e aqui e aqui).

O blog perito.med fez uma crítica dessa proposta: http://www.perito.med.br/2014/01/por-que-os-planos-do-governo-em.html

Questionado internamente após a publicação do Estadão, Sérgio Carneiro desmentiu completamente a reportagem e disse que nada disso é de conhecimento da DIRSAT.

Portanto, conforme já tínhamos dito antes, na matéria do Jornal Extra, é tudo factóide.

3 comentários:

PauloVieira disse...

Há três décadas entra Governo, sai Governo e a degeneração do INSS, bem como a insatisfação da sociedade com os serviços prestados por este não param de crescer.
A Instituição está cada dia mais sobrecarregada, grande elefante branco, impossível de ser administrada e de atender as expectativas dos trabalhadores brasileiros. É necessário enxugá-la, reduzir suas atribuições, transferir através de Lei, algumas de suas funções para Ministérios mais convenientes.
Quais os motivos dos acidentes de trabalho, das doenças ocupacionais e da Reabilitação Profissional serem administrados, para fins de benefícios, pelo INSS?
Será que o atendimento do Governo nessas questões não seria mais eficiente se fosse realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego?
O MTE não seria bem mais aparelhado para estas funções?
E os benefícios por doença, não seria bem mais lógico serem administrados pelo Ministério da Saúde?
É preciso ter grandeza e apresentar propostas amplas, coerentes e não medidas emergenciais, autênticos balões de ensaio cujos resultados sempre frustram contribuintes e servidores.
Por favor, a sociedade já entendeu que os Peritos não são os culpados pela crônica ineficiência do INSS. É preciso ouvir e trabalhar em conjunto com aqueles que mais entendem da questão, os peritos, e não ignorá-los.
Estamos sempre a postos!..



Manual de Iniciação em Perícias Médicas disse...

Caros colegas Peritos Médicos, me permitam, mais uma vez, esclarecer que, concluído o processo de reabilitação profissional pela equipe multidisciplinar da PMP, Coordenada pelo Serviço Municipal de Perícias Médicas,submetidos ao INSS local, se aprovados, todos os certificados são emitidos oficialmente pelo INSS, o que se pode comprovar a qualquer tempo.
Sendo público, convido-os a conhecer em parte ou no todo nossas atividades - http://www.piracicaba.sp.gov.br/UserFiles/File/Mapa%20PRP%20divulgacao%2005%2011%202013.pdf
Foi um prazer a tentativa de colaboração.
Abraço,

Manual de Iniciação em Perícias Médicas disse...

Prezado Editor, sendo livre a vossa atuação como moderador, peço que, mais uma vez,verifique a oportunidade da publicação das manifestações que vos encaminhei anteriormente
Att,