terça-feira, 20 de novembro de 2012

NOVA CARREIRA PERICIAL?

O Secretário Executivo do MPS e o Presidente do INSS elaboram novo modelo de carreira para a Perícia Médica. Em questão a baixa remuneração que não tem sido capaz de manter os concursados e aposentáveis e a jornada de trabalho que é excessiva, considerando que os peritos têm sido mal aproveitados exclusivamente para realizarem perícias, o que é insalubre e desgastante.

A carreira criada em 2004 revolucionou o INSS, mas logo passou a ser retaliada, deixando de atrair médicos por não executar toda  a gama de atribuições. Os peritos se sentem em moedores de carne, condenados a "fazedores de perícias", o que esvazia o conteúdo técnico e judicante de sua missão. Só se pensa em combater filas, como cachorros correndo atrás do próprio rabo. A gestão age como feitora e inviabiliza a evolução, estagnada nos últimos 8 anos.

Para evitar que a perícia médica retome sua importância na estrutura do Instituto tudo indica que será carreira de meia jornada, o que reduz o interesse profissional da carreira, que volta a ser apenas parte das múltiplas atividades dos médicos. A meu ver, trata-se de estratégia para melhor controlar esta parcela esclarecida dos servidores do INSS que passam a ser meros cumpridores de tarefas voltados para seus interesses privados. Para muitos médicos será uma excelente alternativa para manterem-se peritos, mas o Estado, a Carreira, a população usuária talvez saiam perdendo muito. Esperemos as notícias, já que não há debate franco e aberto com a categoria, fato que reforça a minha tese. Volta-se até a falar em terceirização para certos locais ditos problemáticos. Meu Deus! Quanta irresponsabilidade!

11 comentários:

Snowden disse...

Nesse país se você não for Negro, Gay, Índio, bandido, guerrilheiro ou miserável, vc será resumido a pagador de impostos pra manter a mamata!
Veja que as Insituicoes publicas não sao serias, as coisas sao feitas nas coxas! Não há dialogo, tudo é decidido na surdina e a maior parte das decisões não é pra beneficiar os trabalhadores e sim os engravatados de Brasília e pra enganar o povo!
O rombo do INSS vai se tornar um buraco negro! Eu quero mais é que terceirize pra turma deitar e rolar, dai teremos um festival de benefícios com cidades tendo 10, 20% da população ativa "encostada na caixa"!
A única coisa bem feita nesse país é a malandragem! Essa sim com "requintes de crueldade"!
Aqui tudo é de mentirinha! As empresas nao cumprem as normas, o MTE nao fiscaliza, o INSS nao cumpre o seu papel, o Judiciário age em causa própria, os políticos idem! Aqui nunca será paîs de 1 mundo! Quem sabe daqui uns 300 anos?

Eduardo Henrique Almeida disse...

Nos idos de 2003/2004, quando 76% das perícias eram terceirizadas, o número de Auxílios-doença crescia 28% ao ano. Dados do IPEA.
Quem propõe terceirizar ou desconhece esses dados ou é irresponsável mesmo.
Sem dizer que para o médico do quadro agir com seriedade ficava impossível: um fazia; outro desfazia, o pior dos infernos!

Snowden disse...

O que não dá é coexistir os dois e o da Instituição querer agir com Probidade, arriscando a vida, no país da malandragem!
Pra não levar facada, tiro ou tapa, o segredo é empurrar o beneficio com a barriga, pelo menos você terá a certeza da volta pra casa vivo, além do que há inúmeros casos de negligencia do INSS para com seus servidores!

Anderson disse...

Já defendi dedicação exclusiva; hoje eu acho que 6 horas dentro de uma APS é o máximo suportável. talvez para os que já estejam perto do jubilamento, seja interessante uma carreira "cheia", mas para aqueles que ainda vão enfrentar toda a travessia [em mares nunca antes tão revoltos] é besteira investir no INSS. Cada vez mais o serviço público será menos atraente. E na Medicina não existe "recomeçar". Que venham as 4 ou 6 horas. Terceirização tb é outro modelo falido e o governo sabe bem disso [ou alguém acha que eles não pensaram em terceirizar em Santa Catarina?]. Aguardemos a movimentação das peças.

Pedro disse...

Alguém sabe me informar se o salário do recém empossado é menor por receber apenas 80 pontos do total da gratificação? Ou seja é menor do que o salário base que vai para 10.300 bruto em 2013? Fui convocado mas nao tomei posse ainda. Desde já agradeço.

Regi disse...

http://jus.com.br/revista/texto/8261/da-possibilidade-de-acumulacao-de-cargo-publico-de-professor-universitario-em-regime-de-dedicacao-exclusiva-com-cargo-de-magistrado-federal

Regi disse...

Jornal Extra - Rio de Janeiro
20-11-2012


Viúva de sargento que morreu ao tropeçar com copo no bolso ainda não viu o corpo.

Segundo o Jornal Extra e Globo.com, a família do sargento morto conta outra história, onde o mesmo teria sido atendido em Unidade de Saúde onde o plantonista que ""ERA APENAS UMA ENFERMEIRA E QUE QUANDO VIU A GRAVIDADE DO CASO DISSE QUE NÃO SABERIA RESOLVER O CASO"" e que portanto ""o paciente TERIA QUE SER LEVADO a UM MÉDICO"" ........


E AÍ SR. GOVERNADOR SERGIO CABRAL....VAI MANTER SUA POSTURA DE AFASTAR OS MÉDICOS E COLOCAR FUNCIONÁRIOS BARATINHOS PARA O POVÃO ?????

fernando luiz borges disse...

Amigos, sem pessimismo e sem derrotismo, estamos na estrada e a guerra é assim mesmo, agora, com pessimismo nao iremos a lugar nenhum, medo de morrer e coisas que tais eles tambem tem não se enganem. Ouvi dizer que é o grande encontro dos gestores em BSB agora que esta havendo, vamos ver se os SST tem bolas de falar o que é necessário, suspeito que não.

Airton Jr. disse...

Colega Pedro, o perito AI receberá basicamente os seguintes créditos:

VENCIMENTO BÁSICO;

GDAPMP institucional = no máximo até 80 pontos [esta parcela está congelada desde a modificação da carreira em 2008/2009; e dependendo da gerência nem os 80 pontos recebe, pois tem gerência que tem esta parte da gratificação em valor menor por causa dos pontos abaixo de 80, que o digam os colegas do Pará];

GDAPMP individual = os novatos não receberão nenhum centavo [equivalente a 20 pontos] pois desde a modificação da carreira não tem avaliação desta parte da gratificação [OU SEJA, estão ROUBANDO descaradamente os colegas em quase R$1.000,00 todo mês, aproximadamente];

AUXILIO ALIMENTAÇÃO = R$ 304,00 [o menor dos 3 poderes!!];

INSALUBRIDADE = 10% do vencimento básico;

Basicamente são estes acima; se o colega tiver plano de saúde privado [UNIMED por exemplo] pode tentar ressarcimento deste plano [a rubrica no contracheque é PER CAPITA-SAUDE SUPLEMENTAR]; tem de ver no RH...

RESUMINDO: Sim, colega, se tomar posse vc NÃO VAI receber todo o salário base bruto do AI, que deve ir, em 2013, para esse valor que postou. Estará sendo roubado pela INSSanidade na GDAPMP individual e eles não estão nem aí... e isso eu tenho certeza de que não estava no edital!!!

Unknown disse...

O Pedro vai eh levar susto quando for examinar a coluna dos descontos. O que sobrar no liquido vai fazer ele se perguntar o que foi que deu na cabeca dele de embarcar nesta nau de doidos.
No mais, creio que estah mais do que na hora desta massa de maioria silenciosa de peritos acordar, se filiar ao Sindicato e fazer panelaco para se fazer notar e conquistar respeitabilidade, que estah a zero...aa esquerda

Pedro disse...

Caraca...então nunca serei avaliado para receber os 20 pontos?? Q absurdo!!! Espero q o líquido chegue pelo menos a 7.500 e que venham as 20 hs. Fico me perguntando se realmente existem tantas agressões assim contra peritos ou se sao casos isolados. Obrigado pelas informações.