domingo, 26 de fevereiro de 2012

O IMPARCIAL

Atendimento no INSS no Maranhão deve ter prazo certo

Ações civis públicas impetradas pela Defensoria Pública da União no Maranhão visam garantir que os atendimentos agendados nas agências do INSS no Maranhão sejam realizados no prazo máximo de 30 dias.

Glaucione Pedrozo
Publicação: 26/02/2012 09:34 Atualização: 26/02/2012 09:36

Uma boa notícia para quem está cansado de esperar por meses para conseguir ser atendido no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS): agora as agências no Maranhão deverão ter prazo certo para efetuar os atendimentos agendados.

Isso tudo por conta de ações civis públicas impetradas pela Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU/MA), que visam garantir que os atendimentos agendados nas agências do INSS no Maranhão sejam realizados no prazo máximo de 30 dias.

Os dois órgãos, tanto a Defensoria quanto o INSS (este por meio de sua Procuradoria) entraram em acordo para suspender as ações ajuizadas pela DPU, por um prazo de 60 dias. O pedido de suspensão foi concedido no dia 8 de fevereiro. Entretanto, a suspensão só foi acordada mediante um comprometimento das partes em sanar o problema da demora do atendimento das agências do Maranhão. Caso contrário, o processo voltará para apreciação judicial, na 6ª Vara Federal de São Luís.

Os servidores do INSS no Maranhão deverão se reunir no próximo dia 05 de março para traçar estratégias de atendimento. Segundo informações, servidores de outros estados do nordeste deverão se juntar aos servidores locais para a realização de um mutirão para regularizar a situação.

AS AÇÕES

As Ações Civis Públicas, de números 3906-68.2012.4.01.3700 e 3907-53.2012.4.01.3700, contra a Gerência Executiva do INSS no Maranhão, foram propostas pela DPU/MA em 24 de janeiro, deste ano.

De acordo com o Defensor Público Federal Yuri Costa, que é titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da DPU/MA e foi o subscritor nos processos, as ações buscam “buscam sanear o que a Defensoria Pública entende serem graves problemas existentes no Sistema de Agendamento Eletrônico de atendimentos do INSS e no Sistema de Agendamento de Perícias Médicas do Instituto”.

“O sistema eletrônico de marcação de atendimentos agenda atendimentos aos cidadãos apenas meses adiante da data de solicitação. Tal impropriedade, em geral, independe da Agência da Previdência Social escolhida para atendimento. Apesar disso, não raras vezes os cidadãos, na tentativa de serem atendidos mais rapidamente, agendam atendimentos em APS distantes de sua residência, em flagrante prejuízo aos mesmos” afirmou o Defensor Público.

INSS

A reportagem de O Imparcial Online tentou entrar em contato com a Gerência Executiva do INSS em São Luís na última sexta-feira (24), mas nenhum de nossos telefonemas foi atendido. Entramos em contato também no mesmo dia, com o setor de Comunicação Social da Previdência Social, em Brasília, mas fomos encaminhados para o atendimento local, em São Luís.

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/02/26/interna_urbano,109591/atendimento-no-inss-no-maranhao-deve-ter-prazo-certo.shtml

2 comentários:

Francisco Cardoso disse...

HAHAHA, a mesma mentirada que o INSS contou lá pro Juiz do RS, e a DPU finge que acredita... É tudo um teatro nesse país. O servidor e o segurado fazem o papel de bobo da corte.

HSaraivaXavier disse...

Chico, mesmíssima ladainha...
A DPU acredita e se intimida com o INSS e sua forma competentíssima de maquiar o não dá. O INSS consegue esconder um elefante atras de um poste e convencer o juiz de que ele não está lá.
Todos os termos e prazos acordados no acordo da DPU RS foram descumpridos a ultima esperança é o tal do concurso com 41% de abstensao que só terá efetividade a médio prazo depois da nomeação, se é que os novos colegas ficarão para trabalharem sob a pressão para a qual foram chamados.