sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

HAJA PACIÊNCIA COM O INSS

A instabilidade administrativa do INSS alcança níveis insuportáveis. Não se consegue prevê a longo, médio e nem mesmo a curto prazo como ficarão elementos básicos de qualquer contrato de trabalho como expediente e salário.

Em 2005 eram 6 horas há vários anos, depois foram anos de ameaça de 8 horas (neste período ninguém sabia quando elas viriam o que gerava ansiedade), depois foram as 8 horas sem ponto eletrônico, depois com ponto eletrônico, depois foi a opção para redução proporcional com 30 horas, agora se abre para se solicitar do aumento para 40 horas pelas 30 horas. Como se não bastasse, ainda se lê explicitamente nas novas Resoluções do INSS 175 e 177 que, a qualquer momento, caso não se atinjam as metas na APS, se pode voltar as 40horas sem expediente corrido, mas que depois de 6 meses se pode solicitar novamente. Entendeu? Não? Eu também fiquei confuso. Agora imagine sua vida pessoal envolvida nisso.

Por aqui, por exemplo, eu que tenho horário dividido na APS (manhã e tarde), fui avisado que serei OBRIGADO a ter expediente corrido se toda APS tiver, bem não é fácil depois de anos acomodado com o horário, mas foi pior ouvir que caso as "metas" NÃO SEJAM ATINGIDAS, eu serei OBRIGADO a ter agenda dividida novamente. Complicado mesmo. "Que instituição esquizofrênica!" (disse um colega  médico que pediu exoneração há 2 anos). Pois bem, me diga leitor: Como é possível se viver sem saber exatamente quanto se vai ganhar no fim do mês? (já que uma gratificação de mais da metade do salário depende da fila) E depois, como é possível se organizar sem saber como será o seu expediente de trabalho durante o ano? Imagina a cara da minha esposa quando eu disse: "Amor! Não posso pegar mais as crianças no colégio, mas daqui há 6 meses talvez eu possa"

É isso não bastasse a complexidade do trabalho do Perito Médico Previdenciário com necessidade de atualização constante na sua área de atuação e conflitos naturais da atividade (num instituição sequer prevê um horário para que o servidor possa ler os seus emails institucionais ou tome água ou faça suas necessidades fisiológicas na agenda eletrônica inflexível), o Médico ainda precisa ter muita paciência para aguentar e entender o quê de fato está valendo na instituição que, como um país continental, parece ter mil línguas e dialetos diferentes. Haja paciência com o INSS!

Nenhum comentário: