sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

CRÍTICA AO NOVO MODELO

25/01/2012
ARTIGO (por Anderson Araújo)
Novo modelo pericial

Crítica ao Novo Modelo
PERÍCIA RELAXA GERAL

Através do artigo do Dr. Anderson Araújo, Perito Médico do INSS, (SANTA 25/01) soube o que se pretende com o setor de Perícias Médicas daquela instituição: disfarçada como racionalização, prepara-se um abandono institucional da função. Um absurdo. O setor sempre foi deficitário e precário, tendo se agravado drasticamente nos últimos tempos. Deficitário em quantidade e qualidade. A medicina de hoje é um campo vasto e em constante expansão, subdividida em especialidades bem definidas, com práticas e dificuldades próprias. Um especialista é um expert; perito é alguém com notório saber em determinado campo, seu campo. Um ginecologista é um expert em ginecologia, assim como um neurologista, um psiquiatra, um ortopedista, são experts nestas áreas. A prática diária destes misteres, atendendo milhares de casos, lhes confere experiência ímpar. E mesmo assim há situações em que até os especialistas têm dificuldade de se posicionar, dar um parecer.

No entanto, uma vez nos quadros da Perícia Médica do INSS, especialistas das mais diversas áreas passam à condição de peritos “universais,” sendo considerados como médicos oniscientes, aptos a analisar qualquer caso. Seria o mesmo que considerar um encanador apto a produzir um laudo sobre os circuitos elétricos. Rigorosamente, um doente neurológico que tenha sido avaliado por um ginecologista, (ou vice-versa) teria todo o direito de exigir uma perícia com alguém da área. Portanto, a Perícia Médica do INSS, que por falta de especialistas, já vem sistematicamente improvisando, deveria isto sim, ampliar em muito o seu quadro. (Só não alegem falta funcionários; este é um dos países que mais arrecada impostos no mundo e mais de 90% da arrecadação é para pagar o hipertrofiado funcionalismo público. Remaneje-se, reloque-se.)

Atuei alguns anos como perito credenciado em neurologia e neurocirurgia para o INSS e para a Justiça Federal. Só recebia os piores casos, geralmente suspeitas de simulação. A esperteza é um dos males deste país.

Finalmente insistir na necessidade indeclinável de conferir o que médicos assistentes atestam; infelizmente há aqueles que atestam irresponsavelmente sem se sentirem comprometidos com seu país. Alguns são paternalistas, outros venais.  Suprimir a Pericia Médica do INSS será uma mal disfarçada negligência. Não merecemos mais este desserviço.

ENVIADO POR E-MAIL.
Também publicado no www.santa.com.br

Nenhum comentário: