quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

REPÓRTER SE REVOLTA COM BLOG DOS PERITOS

DIÁRIO DE CUIABÁ
Peritos se revoltam com procuradores

Blog de médicos-peritos demonstra insatisfação com medidas para melhorar o atendimento em agências da Previdência
INSS em Cuiabá: blog de peritos mostrou a revolta com procuradores e até com quem deu a notícia

ALECY ALVES
Da Reportagem

As medidas adotadas pelos procuradores do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Samira Engel Domingues, de Cáceres, e Gustavo Nogami, de Cuiabá, sobre o atendimento aos usuários dos serviços da Previdência Social, incomodaram os médicos-peritos do INSS em nível nacional. Além de reproduzir as reportagens noticiadas pelo Diário de Cuiabá nas duas edições anteriores, o blog dos peritos (www.perito.med.br), um espaço de encontros virtuais desses profissionais, traz reclamações, críticas e sugestões agressivas aos representantes do MPF.

A frase “MPF vai intimidar peritos in loco”, aparece acima do título original da matéria, numa espécie de novo título dado à reportagem “Sobra indiferença em agência do INSS”, postada no blog. A publicação no jornal trata da apuração de denúncias de mau atendimento e humilhações denunciadas contra médicos e outros funcionários e das recomendações feitas pela procuradora Samira Engel à direção da agência em Cáceres.

Também aparecem diversos comentários, inclusive um que manda a procuradora perseguir traficantes e a acusa de autopromoção. “O engraçado é a certeza com que a procuradora afirma certas coisas. Por que ela não vai perseguir traficante em Cáceres, porta de entrada de drogas no Brasil? É mais fácil ir atrás de peritos, quem sabe ela não sai rapidamente de lá e vai pra uma capital, né?”, diz um perito. Continuando, outro perito escreve: “Pessoal, a procuradora Samira Domingues está articulada com o Diário de Cuiabá, buscando mídia pra si e o jornal, vendas!”.

Ao que parece, também não agradou aos peritos a sugestão do procurador Gustavo Nogami para instalação de câmeras nas agências do INSS, para garantia de quem atende e está sendo atendido. Além postar a reportagem com novo título, o parágrafo que aborda essa questão aparece grifado no blog.

A reportagem voltou a conversar com a procuradora Samira Engel Domingues ontem. Informada sobre o blog, ela demonstrou surpresa e disse que verificaria. O Diário tentou contato com algum perito responsável pelo blog enviando um e-mail, já que não há número de telefone, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Comment:
Agradecemos a importância que nos foi atribuída pelo Diário de Cuiabá. Nós acreditamos que a convivência harmônica dos pontos de vista divergentes é exatamente o que caracteriza uma democracia, inclusive, fazendo-a progredir como sociedade muito mais justa. Sabemos também que a comunicação é o contra-poder funcionando independente como agente de mudança social. Há dezenas de veículos de informação como o referido diário que tentam mostrar o ponto de vista dos segurados do INSS. Existe apenas um Blog que mostra o outro lado. Assim, não podemos nos furtar do nosso direito democrático a crítica e da obrigação moral de apresentar, analisar e debater as ações que cercam o tema. Mesmos as temporárias e possivelmente inócuas de Cuiabá.

Este espaço não é contra medidas que visem melhorar o atendimento da perícia médica. Todos os dias apresentamos dezenas de sugestões ao governo e outros poderes. Somos contra algumas formas sugeridas, na verdade, impostas, no caso específico, pelos excelentíssimos Procuradores da República. E o somos exatamente porque acompanhamos diariamente há anos, não somente uma, mas dezenas de ações a nível nacional do MPF. Nós do Perito.med, difentemente dos Procuradores da República, não possuímos nenhuma autoridade exceto aquela de conhecer profundamente a realidade do serviço de perícias médicas por fazê-lo acontecer e acompanhar o que acontece dentro e fora da autarquia. Infelizmente acreditamos que o MPF, não somente  o do MT, vem tomando a direção errada quando opta por uma postura abertamente "anti-perito", envolvendo-o em "maus-tratos" por depoimentos de cidadãos que tiveram seus supostos direitos contrariados sem transitado e julgado, quando sequer as conclusões do laudo pericial foram apresentadas, por vezes, obrigando o governo a expor nomes e horários como nenhum outro servidor público e, inclusive, ameaçando processarnos..

Mas acreditamos no diálogo. Acreditamos que as autoridades um dia se sensibilizarão com nossos pontos de vista, nossas agressões e relatos de condições de trabalho. O nosso ponto de vista pode ser apresentado em qualquer lugar e sem qualquer resistência. Acreditamos também que a população entenderá melhor sobre o que estávamos falando quando os resultados se mostrarem com o tempo.  Fica o apelo para que o MPF ouça sempre o cidadão, mas não deixe de ouvir os médicos do INSS. Até lá, pensamos, serão apenas tentivas. Acreditamos.

*Sobre o contato para matéria, bem, ele foi respondido ainda ontem poucos minutos depois de ter sido recebido de forma cordial e com emails e telefone.

4 comentários:

Francisco Cardoso disse...

Parabéns heltron por trazer a verdade à tona e desmascarar ações de má fé pó parte de pessoas que nao estao nem um pouco interessadas no bem estar do cidadão e sim em se auto promover massacrando servidores da ponta.

Snowden disse...

Um indivíduo tem o beneficio negado!
Vai no MPF reclamar de que sofreu maus tratos!
Uma procuradora ver a oportunidade da Politica do holofote, criar factoide, sair na mídia e se promover, aceita comprar a briga!
Sem investigar o processo a fundo, sem o Laudo Medico Pericial, sem o histórico previdenciário, sem absolutamente nada palpável do reclamado, articulada com o jornal, publica recomendações http://www.prmt.mpf.gov.br/downloads/recomendacao_para_site.pdf
Condena o servidor a infração etica, decreto 1172, sugere cursinho de boas maneiras, etc e tal sem possibilidade alguma de defesa ou averiguação da verdade!
Se o trabalho do Procurador é fazer com que se cumpra a Constituicao Federal então ela no caso em tela nAo foi cumprida! "Todos sao inocentes ate que se prove a culpa.." art 5 da CF!
E depois foi na APS fazer vistoria, criar mais factoide, falar sobre indiferença mas nAo detalhar, nAo esmiuçar o caso, nAo dar nomes aos bois, combinado com Jornalista parcial e tendencioso!
Perito é intelectualizado! Sabe identificar bravatas e fanfarronices!
Parabéns Heltron, Chico e todos que faz noticia neste blog!

anderson disse...

Viva La Democracia!Evidencia-se mais um caso de "malhação ao JUDAS".Atacar Perito do INSS ou médico do SUS dá ibope no Brasil.Infelizmente,enquanto os juristas da nação discutem abertamente quem manda mais ou quem manda em quem - CNJ ou Procuradorias-,nós temos que nos explicar para Diário de Cuiabá ou para Procuradora Samila!Ninguém do Supremo ou MPF está preocupado,realmente, com o seu Zé que teve o benefício suspenso,ou muito menos com o Dr.Fabrício carregador de piano.Para ser bem sincero Previdência Social ou Reforma da mesma é assunto que incomoda; então vamos tirá-lo do foco e colocarmos os Peritos-JUDAS-algozes e vis.Povo adora achar culpado, no Brasil então!Ainda mais se for médico(classe elitizada)vixe! Como se sentem vingados.O que falta para classe é representatividade politica, jogar o jogo deles. Greve Geral que o MPF; aí sim, vai ter o que explicar e discutir.Mas já sabendo é mais malhação, reforma não!

HSaraivaXavier disse...

Curiossímo é o fato de que não houve nenhuma manifestação expressao do blog sobre a colocação de Câmeras nas APS. Por aí sabe-se das intenções do Jornalismo do Diário de Cuiabá. Deveria ler mais é o que aconselho. A grande maioria dos Peritos gostaria de Câmeras, afinal, somos a parte socada, xingada e cuspida da história. O que houve foi manifestação expressa do conselho federal de medicina. Mas isso não importa a ela. O que dá audiencia é malhar perito.