sábado, 25 de fevereiro de 2012

odiario.com - Maringá

25/02/2012 às 02:00 - Atualizado em 25/02/2012 às 02:00

Médica de 71 anos é agredida no Hospital Santa Casa de Cianorte
Luiz de Carvalho
 
Depois que uma médica de 71 anos de idade foi agredida com chutes e socos dentro do consultório dela, na Santa Casa, de Cianorte (a 81 quilômetros de Maringá), os médicos da cidade cobram mais segurança para os profissionais de Saúde, principalmente para aqueles que trabalham em instituições públicas.

Em reunião nesta semana, a classe decidiu cobrar das autoridades punição para as pessoas que protagonizaram a agressão, além de reivindicar a presença de profissionais de segurança nos hospitais e postos de saúde, além de maior frequência da Polícia Militar nas proximidades.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Janda Domingos, "a segurança é necessária tanto para os profissionais de Saúde quanto para os pacientes". Segundo ela, os profissionais precisam dessa segurança para realizar o trabalho deles com mais tranquilidade.

A Associação Médica de Cianorte ficou encarregada de elaborar as diretrizes e as novas formas de manter a vigilância nos hospitais.

De acordo com a presidente da entidade, médica Laura Neme, a classe ainda elabora o que vai pedir à direção de hospitais particulares e à prefeitura, mas já adiantou que uma das cobranças será a de que os hospitais contratem seguranças para todos os turnos de trabalho e que a prefeitura mantenha encarregados pela segurança do pessoal também nos postos de saúde.

"O ambiente de um posto de saúde já é naturalmente tenso. Pessoas chegam com problemas que precisam de atendimento rápido, mas nem sempre há profissionais em número suficiente para que o tempo de atendimento seja reduzido e isso pode resultar em problemas", dia Laura.

De acordo com ela, em todas as cidades são comuns agressões verbais a médicos, enfermeiros e auxiliares, e em alguns casos acabam ocorrendo agressões físicas, como a registrada na Santa Casa.

Além de profissionais de segurança, a Associação Médica poderá pedir a contratação de mais médicos.

Agressão

Com mais de quarenta anos de profissão, a médica Luzinete de Almeida diz que jamais achou que um dia seria agredida fisicamente no ambiente de trabalho dela. Aos 71 anos de idade, a agressão ocorreu.

Nesta terça-feira à noite, a doutora Luzinete cumpria plantão na Santa Casa, atendendo um caso de emergência, quando ouviu gritos na recepção. Ao procurar saber o que acontecia, foi agredida verbalmente por duas mulheres, uma de 43 e outra de 50 anos. As mulheres entraram no consultório e agrediram a médica com socos no rosto. Ela caiu e recebeu chutes por todo o corpo.

RECLUSÃO
2 anos é a pena máxima a que agressores podem ser condenados pela Justiça

As duas agressoras foram detidas pela Polícia Militar e além de responderem por agressão e desacato a autoridade, deverão ser processadas pela Associação Médica. "Vamos entrar com uma ação contra elas, que poderão pegar de seis meses a dois anos de reclusão, segundo a lei", afirmou Laura Neme. "Esperamos evitar que atitudes de vandalismo e desrespeito se repitam", destacou.

Nenhum comentário: