segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FALTA DE ÉTICA DE JORNALISTA DE CUIABÁ REVELA QUE A INTENÇÃO NÃO É INFORMAR E SIM MALHAR UM FACTÓIDE EM PRAÇA PÚBLICA.


Em recente série de reportagens, reproduzidas neste BLOG, uma jornalista do Diário de Cuiabá mostrou a saga de mais uma promotora da república em busca de um holofote, queimando em praça pública o factóide da vez: o perito médico do INSS.


Não se sabe como ou quando mas a jornalista teve acesso a este BLOG e as 17:47 do dia 01/02/12 ela enviou um e-mail à caixa postal deste BLOG pedindo informações sobre os colaboradores, querendo conversar sobre as medidas do MPF e se dispôs à ligar. A mensagem foi lida pelo colega Heltron Xavier um pouco depois das 21h e após contato telefônico com outros colegas este respondeu à reporter às 21:31 do mesmo dia se oferecendo para entrevista e passou e-mail para contato, pois acreditávamos que a intenção era ouvir o outro lado.


Eis que no início da madrugada de 02/02/12 surge no site do Diário de Cuiabá a matéria "Peritos se revoltam com procuradores" que continha uma visão deturpada das opiniões deste BLOG e ao final dizia que "até o fechamento desta edição tentou contato sem sucesso". Bom, onde se diz "contato" leia-se UM e-mail mandado pouquíssimas horas antes.


Surpresos, vimos que o contato foi mera "pro forma", apenas para dizer que tentou o contato, pois a matéria foi ao ar bem depois da nossa resposta ao contato inicial. De fato aparentemente a nossa resposta não era de interesse mesmo, pois outras edições se passaram e nada da repórter entrar em contato.

Então fizemos a matéria "Repórter se revolta com BLOG" onde a verdade foi restabeelcida.


Estranhamente, hoje aparece que a matéria teria sido publicada às 21:28, precisos 2 minutos antes da resposta do colega Heltron à reporter. Mas não era esse o horário naquela madrugada de 02/02/12.


Bom, o fato é que depois da resposta do BLOG às ofensas proferidas pela procuradora e pela reportagem, o tom mudou e o assunto esfriou. Talvez o factóide queimado começou a feder demais e resolveram desligar o holofote e a frigideira.


Este fato mostra o quão exposto está a carreira e a atividade pericial, que virou trampolim para ataques sórdidos e covardes e promoção pessoal de quem deveria estar sim, atrás de traficantes e quadrilheiros, além de estar atrás de quem é o responsável pela falta de gestão e infra-estrutura que assola o INSS.


Não existem santos aqui. Óbvio que como em toda a carreira existem bons e maus profissionais, mas para a procuradora de Cáceres, que resolveu botar a boca no mundo antes de ouvir o contraditório, se os peritos precisavam de psicólogo, depois do BLOG passou a acreditar até mesmo que existe o bom perito, segundo suas falas: "Há notícias de bons profissionais que desempenham as suas funções com zelo e presteza." Parece aqueles relatos sobre raridades, tipo "notícias dão conta de que existe um quadro original de Da Vinci ainda não revelado..."


É, nobre procuradora, nós também acreditamos que "há notícias de bons procuradores que desempenham as suas funções com zelo e presteza".

Nenhum comentário: