sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

ATESTADO MÉDICO - PROBLEMA SOCIAL

odiario.com

MP vai investigar atestados médicos falsos

Vanda Munhoz

O Ministério Público vai ouvir as duas empresas que denunciaram um suposto esquema de emissão de atestados médicos falsos em Nova Esperança (47 km de Maringá). A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público abriu um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) para apurar o caso.

O promotor de Defesa do Patrimônio Público de Nova Esperança, Nivaldo Bazoti, diz que convocou representantes do Abatedouro Coroaves Ltda. e de uma indústria de fumo (o nome ainda está sendo apurado). "Solicitamos dessas empresas um levantamento dos atestados médicos apresentados por funcionários desde janeiro de 2011 até hoje, bem como a qualificação desses funcionários", explicou Bazoti.

DENUNCIE

"A empresa que suspeitar de irregularidade em atestados médicos deve procurar o Ministério Público"
Nivaldo Bazoti - Promotor de Defesa do Patrimônio Público

O promotor requisitou também uma relação dos atestados emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde e os respectivos atendimentos médicos. "Com os documentos em mãos, vamos ouvir os médicos", completou. Bazoti diz que há informações de que um funcionário teria conseguido o bloco timbrado para emitir atestados falsos e teria também falsificado os carimbos.

O município terá 10 dias, a partir do recebimento do pedido do Ministério Público, para atender à solicitação. "A empresa que suspeitar de irregularidade em atestados médicos deve procurar o Ministério Público", avisou.

Os atestados teriam sido emitidos em nome de pelo menos quatro médicos da rede municipal de saúde. A comissão de sindicância instalada pela Secretaria de Saúde do Município considera também a possibilidade de furto de blocos de atestado médico e falsificação de carimbos.

A secretária de Saúde de Nova Esperança, Isabel Cristina Vasconcelos, disse que a sindicância ainda não foi concluída, pois faltam as declarações de um médico que está nos Estados Unidos e volta no dia 28. Ela diz que já foram ouvidos funcionários do município, mas não poderia adiantar o conteúdo das declarações."Se tiver funcionário envolvido, será exonerado", observou.

Sobre a cobrança de cerca de R$ 100 por atestado, Isabel disse que, por enquanto, nada foi confirmado. "Existem comentários sobre isso, mas não conseguimos confirmar." Nas previsões da Secretária de Saúde, o resultado da sindicância deve ser entregue na próxima semana, quarta ou quinta-feira. O atraso se deve ao feriado de Carnaval.

Além do Ministério Público, o caso também está nas mãos da Polícia Civil de Nova Esperança, pois os médicos que tiveram as assinaturas falsificadas registraram Boletim de Ocorrência. A Secretaria de Saúde do Município ficou sabendo do caso em janeiro passado, quando foi procurada pela Coroaves, que reclamava da grande quantidade de atestados médicos que liberavam funcionários do serviço.

Nenhum comentário: