sábado, 14 de janeiro de 2012

PONTO DE VISTA - E fica tudo como está até que ele chegue...

Promessas e Conselhos, duplo sentido para estes últimos, são ótimos presentes para confortar aos pobres de espírito e lhes segurar o choro e lhes conter a ira e lhes manter viva a esperança...
O INSS que o diga. É impressionante o que estamos assistindo recentemente. Não há o que possa ser mudado. Não há o que possa ser melhorado. Não há o que haja - esta é ótima. A grande maioria das autoridades envolvidas no contexto da problemática da Perícia Médica Previdênciária está prefirindo assistir o caos social à idéia de tentar submetê-la a tratamento, de choque, claro, e resolvê-lo. Isso porque aguardam o possível "Novo Modelo" messiânico.

A fila está para 120 dias, mas ele virá. As agressões mútuas são diárias, mas ele virá. A cada 3 dias um perito pede exoneração e a gratificação está congelada há 4 anos, mas ele virá. O trabalhador está doente e passando fome, ele virá. Tudo está no mesmo lugar - fora do lugar - desde.... Nem me lembro mais... O certo é que é assustador o cenário. Estes dias o nome da autarquia será sinônimo de apocalipse, hecatombe, cataclisma... nos dicionários. "Os que sofrem serão recompensados quando ele vier" parecem anunciar. "Calma, ele virá! E quando chegar, todos os males cessarão!" parecem repetir diuturnamente todos.

Eu tenho em meu arquivo 19 citações de 6 meses atrás da mídia que falam da chegada do novo modelo em Janeiro de 2012. Sim, marcaram até data para a implantação 01.01.2012. Infelizmente não veio, não veio... Mas não tem nenhum problema todas as religões marcaram datas e erraram. Isso não diminui, apenas comprova a tese. É verdade, estou pessimista, talvez tenha pouca fé nesta religião e fé é sem dúvidas o importante para se manter aceso. Sim, O novo modelo é quase uma religião. Estes dias farão romarias ao MPS. Tudo é uma mistura de fé e esperança.

Enquanto se tem dezenas de problemas inadiáveis, se cria uma alternativa adiável. Enquanto se tem exonerações irreversíveis, demissões de emprego, sequelas de tratamentos, humilhações de contribuintes, adoecimento de servidores peritos médicos, autoridades parecem estar rezando para que o tempo passe e "ele chegue". E ninguém duvide nem critique.

O que seria do país sem a Liberdade de Expressão... Na 179a reunião do CNPS, por exemplo, o presidente do INSS disse que "o problema era que a Previdência e o governo não eram donos da imprensa, da mídia." dando a solução definitiva para a imprensa, extra-oficial e oficial, que estão cobrando algo mais além de Conselhos e Promessas. Que querem algo de concreto enquanto todos estão em transe. Chata essa imprensa em Presidente? Não dá vontade do governo comprar tudo? Mas eles tem motivos. Vejam que, das várias reuniões do CNPS disponíveis, raras tratam dos problemas atuais da perícia médica depositando toda esperança no novo modelo.

Sim, o MPF parece ter se convertido sectariamente ao "novo modelismo" para resolver aquilo que não conseguiu fazer. Está tudo lá. As reuniões que não aconteceram na PFDC são as testemunhas. As inúmeras ACP, ICP e outros CPs que ousaram entender a relação médico perito x segurado x INSS não chegaram em qualquer lugar. Nem mesmo os Magistrados, mais desconfiados habitualmente, no caso específido da ação da DPU do RS, escaparam e engoliram o argumento de que o "novo modelo" viria sem tardar e resolveria a questão basta apenas que a população "espere" mais um pouco. O que será que pensaram quando leram no "O GLOBO" que o prazo foi adiado Janeiro de 2012 para Junho de 2012?

É justo que se condicione a "cura" do sistema da Perícia Médica ao novo modelo enquanto situações irreveríveis vão acontecendo e se avolumando?

Estamos todos na era do sacrifício em nome da fé!

3 comentários:

Snowden disse...

Só faltou colocar a foto de uma Carranca, pra espantar os maus espíritos ...
É obvio que esse Novo Modelo de perícia com a tal auditoria a ser realizada pelos Peritos médicos previdenciários só vai sobrecarrega-los, além de que ao cortar benefícios "fáceis" ou "irregulares" vai ser demonizado mais ainda pela Mídia e População! Já estou ate vendo as manchetes: "segurado que teve seu beneficio concedido pelo Medico é cortado pelo perito do INSS", e no corpo da noticia: " perito desumano, nao vê que estou incapaz de trabalhar, que estou doente"...
Os peritos que sao medicos do trabalho tem que trabalhar em região diversa da sua e com seu certificado digital mandar o cliente pra previdência, cobrando 200 pilas pelo Laudo! Esse negocio de perito ficar fazendo a faxina da cagada dos outros já era e conheço vários que já estão se preparando pro beneficio com novo modelo! Chega uma hora que cansa, cansa de falar o que tem que mudar, cansa ser ameaçado, cansa apanhar, cansa sofrer pressão psíquica...CANSA!

Eduardo Henrique Almeida disse...

Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá.

Snowden disse...

E digo mais: muitos dos que conheço vão empurrar com a barriga, com "periodinhos" de um mês, tendo em vista que cansados de serem agredidos e aqui entre nós, muitos casos subnotificados de agressão, que nem chega ao conhecimento dos gestores tendo em vista que a impressão do " nao vai dar em nada" ou " tão pouco se f..pra nós" já é praticamente isonomia no pensamento dos Peritos!