quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Portador de fibromialgia poderá ter jornada de trabalho reduzida

Agência Câmara de Notícias 23 de janeiro de 2012 (segunda-feira)

O portador de fibromialgia (dor crônica que se manifesta principalmente nos tendões e nas articulações) poderá ter a jornada de trabalho reduzida em quatro horas, condicionada à comprovação da prática de atividade física. É o que prevê o Projeto de Lei 2680/11, do deputado Miriquinho Batista (PT-PA), que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT-Decreto Lei 5452/43).

Segundo o parlamentar, os sintomas da doença são agravados nos sedentários, que se cansam mais facilmente e sentem mais dor. “Como consequências temos má postura, queda no desempenho, maior dificuldade para realizar atividades diárias, desânimo e angústia. Assim a comunidade médica tem orientado, como parte do tratamento não medicamentoso, o estímulo à prática de atividades físicas”, afirma.

Qualidade de vida

Miriquinho Batista afirma que a sociedade brasileira elegeu como fundamento de sua existência a dignidade da pessoa humana. Para o deputado, é necessário “perceber as necessidades de grupos de cidadãos que, em virtude de serem portadores de doenças crônicas, demandam tempo para investir em qualidade de vida e prevenção do avanço dos quadros de enfermidade”.

Tramitação

A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

7 comentários:

Snowden disse...

O salario vai ser reduzido também?
Quem vai contratar esse tipo de trabalhador?
Vai "malhar" 04 horas por dia? Vai ficar com o "shape" riscado!

HSaraivaXavier disse...

A grande maioria das pessoas não consegue entender a perícia médica definitivamente porque não conseguem enxergar o aspecto da coletividade. Que não é preciso sofrer, é preciso que sofra mais que os outros. Que não é preciso ter direito, mas ter direito mais o que os outros. A maioria dos peritos entende que alguém esteja sofrendo e que tenha direito, mas e quem sofre mais e não tem? Entende que alguém contribua 4 meses para se aposentar, mas e aqueles que contribuíram por 35 anos?

O projeto em questão é discriminatório e absurdo porquanto dezenas de outras pessoas sofrem e precisam de exercício físico diariamente por outras doenças mais graves;

Francisco Cardoso disse...

Ótimo, que patrão vai querer contratar uma fibromialgica? Serão todas eliminadas aos poucos do mercado...que proposta imbecil.

Snowden disse...

Mas a quantidade de deputado pé de chinelo que existe neste país... O mínimo que a gente esperaria é bom senso...mas nao é isso que geralmente acontece...

Magda Souza disse...

Com certeza todos nós fibromiálgicos seremos excluídos de todos os serviços, qual patrão vai querer um como funcionário, pelo amor de Deus vocês não sabem o que é ter fibromialgia , tenha certeza que todos que a tem gostariam de voltar a serem normais e nunca mais serem humilhados como somos todos os dias.

Alfredo Mengai disse...

Mais uma estupidez de um parlamentar petista ! PT da Bahia não poderia se esperar outra coisa.

Unknown disse...

Ao ler alguns comentários postados sobre a matéria em questão, percebi que mais do que nunca o ser humano é egoísta ao ponto de pensar em si próprio e não no bem de todos. Em vez de lutarem por seus próprios direitos, as pessoas se preocupam em derrubar perspectivas de melhoria de pessoas portadoras de uma enfermidade. Somente quem sofre de fibromialgia é que sabe o quanto é difícil permanecer 8 horas (no meu caso 11 horas, 8 trabalhadas + 3 de traslado) muitas vezes em uma mesma posição, o que agrava o quadro de algias. Por outro lado, é mesmo interessante as colocações de outros internautas aqui expuseram a dificuldade que um fibromiálgico encontraria em ser contratado pelo empregador. Bom, deixo aí meu manifesto.